Programa de promoção da deslocação ativa, atividade lúdico-motora, saúde e bem-estar em crianças do pré-escolar: Projeto PéAtivo
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Ver Todos
Visão geral
resumo
A comunidade científica é unânime no que diz respeito à importância da prática de atividade física (AF) regular como fator de promoção de estilos de vida saudáveis. No entanto, as crianças passam a maior parte do seu tempo livre em atividades sedentárias. Dado que elevados níveis de AF, logo durante a primeira infância, oferecem maiores oportunidades para promover o desenvolvimento neuromotor, que por sua vez, promove o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais, a criação de oportunidades/motivação/encorajamento para a realização de uma prática regular de AF nestas idades, é o meio mais promissor para o favorável desenvolvimento da criança.
Neste contexto serão objetivos do presente projeto: proporcionar a deslocação ativa (a pé) para o jardim-de-infância; planear e operacionalizar a ocupação do tempo não letivo, no jardim-de-infância, com atividades lúdico-motoras; sensibilizar as crianças e os seus encarregados de educação para os benefícios da prática regular de AF, de uma alimentação saudável e da adoção por comportamentos ativos; estudar os efeitos do programa de intervenção nos níveis de AF habitual, na redução de comportamentos sedentários, no equilíbrio e função cognitiva das crianças.
A amostra será constituída por 30 crianças com idades entre os 4 e 5 anos. Às quais será aplicado um programa de intervenção que consistirá: na realização de deslocação ativa dois dias por semana; uma sessão de 60minutos por semana de atividades lúdico motoras e uma sessão mensal de acompanhamento e aconselhamento geral de saúde (Centro de Saúde de Bragança). Todas as crianças serão avaliadas nas seguintes variáveis: antropométricas, níveis de AF habitual, comportamentos sedentários, estatuto socioeconómico, equilíbrio estático e dinâmico e função cognitiva.
É esperado que no final desta intervenção as crianças apresentem níveis superiores de AF habitual, diminuam os seus comportamentos sedentários, melhorem o seu equilíbrio e função cognitiva.