Comportamentos e preocupações ambientais em estudantes do ensino superior
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resumo
As ações antropogénicas estão na origem de muitos dos problemas ambien-tais que ameaçam o planeta. Nesse sentido, urge educar para o ambiente, formando cidadãos mais conscientes da finitude dos recursos e da fragilida-de dos sistemas naturais. Só cidadãos com uma boa literacia ambiental e com motivação para alterar comportamentos, promoverão a preservação ambien-tal necessária. Mas como poderemos formar tais cidadãos? Terão os jovens literacia ambiental que responda às necessidades de mudança comporta-mental que ambicionamos? No sentido de responder a estas questões gerais, definiram-se como objetivos do presente estudo: a) Conhecer os comporta-mentos dos jovens relativos à preservação dos recursos naturais; b) Relacio-nar os conhecimentos dos jovens sobre questões ambientais com as suas prá-ticas; c) Aferir a sua disponibilidade para se envolver em ações de cariz am-biental. Optou-se por estudar uma amostra (N=373) da população de estu-dantes do ensino superior português. Como instrumento para a recolha de dados utilizou-se um questionário adaptado a partir do disponibilizado pelo Programa Eco-Escolas (ABAE, 2016). Os resultados indicam que os jovens inquiridos apresentam lacunas em termos de literacia ambiental. Por outro lado, regista-se a carência de estudos sobre esta temática, nomeadamente com jovens.