Simulação comportamental de pedestres em ambientes 3D desconhecidos Conference Paper uri icon

abstract

  • A disponibilização massiva de modelos virtuais na Internet, representativos da construção de cenários urbanos tridimensionais é, actualmente, uma das tarefas mais requisitadas no domínio da computação gráfica. Tende-se, agora, a evoluir para a inclusão de “vida artificial” nesses ambientes, demandando uma virtualização da “vida” envolvendo a geometria estática, pioneira nos jogos de computador. Esta tendência representa claramente um interesse crescente para vários tipos de análise, em diversas áreas de actividade, nomeadamente, em representações ditas públicas de uma sociedade virtual capaz de simular e actuar com ou sem determinados constrangimentos humanos que operam no mundo real. Nasce assim a possibilidade da interacção comportamental dos agentes aí inseridos com o ambiente envolvente, onde em ambos se projectam desenvolvimentos recorrendo à abordagem integrada de técnicas de sistemas inteligentes e especificações na área da Inteligência Artificial (IA) e Computação Gráfica (CG). Neste artigo apresentamos um modelo integrado de desenvolvimento nestas vertentes.
  • IPB, Uminho

publication date

  • January 1, 2008