Satisfação dos utentes com os cuidados de enfermagem nos cuidados de saúde primários
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A avaliação da qualidade dos cuidados de enfermagem prestados em cuidados
de saúde primários, deve ser tida em conta pelos gestores das instituições, uma vez que a
satisfação dos utentes constitui uma realidade pertinente e é um elemento estrutural dos serviços
de saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo exploratório, baseado numa
abordagem quantitativa, cuja população-alvo foram 162.318 utentes em cuidados de saúde
primários. Resultou uma amostra composta por de 693 utentes, obtida por amostragem não
probabilística acidental. Foi utilizado um formulário, para os dados sociodemográficos e aplicada
a escala “Satisfação dos utentes com os cuidados de enfermagem no centro de saúde–
SUCECS26” de Ribeiro (2003). Resultados: No nosso estudo, de uma forma global, a maioria
dos utentes está satisfeita com os cuidados de enfermagem recebidos (92.2%). Existem diferenças
em relação ao género, idade, habilitações literárias, estado civil, profissão, centro de
sáude (CS), motivo da consulta e o número de consultas de enfermagem por ano. Discussão:
Os resultados da presente investigação são corroborados pelos resultados obtidos por diversos
autores, entre os quais destacamos Ribeiro (2003) e Alves (2007). Conclusão: Concluímos
que os níveis de satisfação dos utentes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde
primários estão relacionados com várias variáveis sociodemográficas e de caracterização, devendo
portanto ser tidas em consideração ao nível da tomada de decisão, objetivando maiores
níveis de satisfação e maiores ganhos em saúde.