Estudo de embolias gasosas em microcanais com bifurcações
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
Os estudos relacionados com o escoamento de fluidos em microcanais têm assumido um lugar de destaque na área da biomédica, uma vez que permitem estudar o escoamento sanguíneo e algumas patologias que o afetam, tal como as embolias gasosas, evitando questões de ética. As embolias gasosas ocorrem quando bolhas gasosas circulam na corrente sanguínea e é importante o seu estudo pois as bolhas podem obstruir os vasos sanguíneos e provocar deterioração dos tecidos.
O objetivo deste trabalho é estudar o escoamento de fluidos em microcanais com bifurcações, capazes de produzirem bolhas. Para tal, fabricaram-se microcanais por litografia suave e posteriormente analisou-se o escoamento de fluídos newtonianos e de sangue de ovino com 5 e 10% de hematócrito em dextrano 40, para vários caudais e para pressões diferentes, com o auxílio de um microscópio invertido e uma camara de alta velocidade.
Nestes escoamentos foi possível visualizar a formação das bolhas e o seu comportamento ao longo do microcanal e possibilitou a análise de vários parâmetros: a velocidade das bolhas e a sua frequência, o tempo entre bolhas, o entupimento dos microcanais e o efeito das bolhas no hematócrito.
Os resultados obtidos demonstraram que a velocidade das bolhas aumenta com o aumento dos caudais e pressões utilizadas, sendo que para caudais e pressões baixas os microcanais têm tendência a ficarem obstruídos. Também demonstraram que a passagem das bolhas de ar influenciam a quantidade de células, existindo uma maior concentração das células antes da passagem das bolhas.