Práticas de construção dos relatórios finais de estágio em mestrado profissionalizante para a docência Conference Paper uri icon

abstract

  • Esta comunicação pretende revelar aspetos das dinâmicas da construção dos Relatórios finais de estágio, mais especificamente da elaboração dos projetos de intervenção e investigação, de futuros professores do Mestrado em ensino do primeiro ciclo de ensino básico e de matemática e ciências naturais no segundo ciclo do ensino básico. Para isso, apresenta-se uma panorâmica das orientações em vigor na nossa instituição, quer em termos da organização da Prática de ensino supervisionada, quer em relação às orientações gerais para a elaboração do Relatório final de estágio. De seguida, referem-se aspetos dos projetos de intervenção e investigação em desenvolvimento no presente ano letivo, explicitando os temas integradores definidos por cada futuro professor, as questões de investigação formuladas e as principais orientações metodo-lógicas seguidas. Reconhece-se que o ambiente de trabalho de construção dos relatórios, envolvendo partilha, colaboração, discussão e reflexão entre todos os intervenientes - orientadores e futuros professores, está a ajudar a clarificar situações, a ultrapassar dificuldades e a optar por soluções mais adequadas, ou seja, está a ajudar a concretizar projetos de intervenção e investigação mais fundamentados e refletidos.

publication date

  • January 1, 2019