Tarefas e recursos para a promoção de conexões matemáticas
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
O estabelecimento de conexões entre ideias matemáticas permite, simultaneamente, romper com a perspetiva de que a Matemática pode ser vista como um conjunto de temas soltos e desarticulados entre si, e aprofundar a compreensão de conceitos e de procedimentos matemáticos. O mesmo se aplica ao estabelecimento de conexões entre ideias matemáticas e ideias associadas a outros saberes. Apresentar a Matemática como um todo articulado e relacionado com outras áreas exige que o professor considere as conexões existentes no seio desta disciplina e, de forma consciente e intencional, as faça emergir na atividade de sala de aula. As tarefas propostas e os recursos que as subsidiam assumem um papel de relevo quando o professor procura fazer emergir pontes e relações entre conceitos, entre procedimentos, entre representações. É, pois, desejável que os alunos contactem com tarefas significativas e desafiantes e com recursos apropriados e oportunos que lhes permitam reconhecer e utilizar conexões entre ideias matemáticas, compreender as formas pelas quais estas se relacionam entre si e se constroem umas a partir das outras e, ainda, reconhecer e aplicar conceitos ou procedimentos noutros contextos.