Observação, identificação e intervenção do professor de natação sobre as faltas mais usuais durante o ensino das técnicas de crol e de costas
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Tradicionalmente considera-se que a técnica desportiva pode ser analisada de um ponto de
vista qualitativo ou quantitativo (Hall, 1991; Adrian e Cooper, 1995). A análise qualitativa
consiste na observação sistemática e na avaliação qualitativa do movimento humano, no
sentido de aumentar a sua eficiência (Knudson e Morrison, 1997). Os procedimentos
qualitativos são efectuados fundamentalmente por agentes de ensino (professores) e
agentes desportivos (treinadores). Em geral, a análise qualitativa, na Natação Pura
Desportiva, surge associada à capacidade de detecção e análise do erro técnico
(Campaniço e Silva, 1998). A capacidade de observação, a capacidade de identificação e
capacidade de intervenção face aos erros técnicos, por parte do professor de natação, são
factores decisivos para um aumento da qualidade do processo ensino-aprendizagem.
Assim, é objectivo desta comunicação apresentar os principais modelos de análise
qualitativa e aplica-los à Natação Pura Desportiva, tendo em vista a observação, a
identificação e a intervenção dos professores sobre os erros mais frequentes durante o
ensino das técnicas de Crol e de Costas.