Influência(s) da pandemia na formação inicial de professores: O caso dos estágios pedagógicos Conference Paper uri icon

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  • Os momentos de estágio pedagógico são encarados, pelos estudantes, como determinantes e de extrema importância em todo o processo de formação. Implicam momentos de conhecimento vivencial da escola, do processo de ensino e aprendizagem, sempre com o intuito de formar um futuro profissional, reflexivo e investigador das suas práticas. Um profissional capaz de introduzir mudanças significativas e inovação pedagógica. Em tempos de pandemia COVID-19 privilegiaram-se, nas diferentes instituições educativas, práticas de ensino não presencial. Neste cenário acreditamos que o estágio pedagógico, bem como a sua supervisão se debateram com diversas vicissitudes, que exigiu a sua superação e (re)adaptação. Enquanto docentes e investigadoras de uma instituição de ensino superior inquieta-nos o estado em que a formação inicial de professores se encontra considerando as suas dimensões científica, pedagógica, pessoal e social, em tempos de pandemia (vivenciados no ano letivo de 2019/2020 e atualmente no ano letivo de 2020/2021), à escala global. Neste sentido, encontramo-nos a desenvolver um estudo que tem como objetivo conhecer as experiências, no que concerne às práticas e procedimentos supervisivos, das instituições de ensino superior (públicas e privadas) responsáveis pela formação inicial de professores para conseguirem superar os constrangimentos que o confinamento produziu. Para além desta preocupação, que pensamos ser geral, também pretendemos compreender como é que se operaram mudanças ao nível da formação inicial de professores aos olhos de quem supervisiona os estudantes/futuros professores nas instituições parceiras, nomeadamente no âmbito da Iniciação à Prática Profissional e da Prática de Ensino Supervisionada. É nossa pretensão aplicar um inquérito por questionário aos profissionais docentes do ensino superior que lecionam no Curso de Licenciatura em Educação Básica e nos cursos profissionalizantes para o ensino ao nível dos mestrados, mas que estejam diretamente ligados às práticas de supervisão pedagógica. Para além destes profissionais, pretendemos também que este inquérito por questionário seja preenchido por Diretores de curso e pelos membros que integram as Comissões Científicas dos mestrados, bem como pelos membros que pertencem à Direção da instituição de ensino superior. Os resultados definitivos serão apresentados posteriormente, uma vez que a investigação ainda se encontra numa fase preliminar de desenvolvimento.

publication date

  • January 1, 2021