abstract
- A realização de projetos assentes em performances musicais no âmbito da disciplina de Educação Musical do Ensino Básico em Portugal é uma constante. A novidade deste trabalho recai numa proposta metodológica que perspectiva a PM como um campo de ação educativo potenciador das experiências de ensino-aprendizagem em música e de relações pedagógicas mais condicentes com as necessidades ditadas pelo ideal/real da escola na atualidade. A abordagem A:2018 consiste numa ferramenta didática que foi desenhada para operar na realização de atividades musicais educativas do ciclo de estudos supramencionado. Este trabalho pretende fazer a exposição das respetivas premissas de conceção e de operacionalização para que possam servir de referência básica ao desenvolvimento de projetos musicais performativos em contexto de sala de aula de Educação Musical.
- The realization of projects based on musical performances within the scope of the Music Education discipline of Basic Education in Portugal is a constant. The novelty of this work lies in a methodological proposal that views Musical Performance as a field of educational action that enhances teaching-learning experiences in music and pedagogical relationships more in line with the needs dictated by the ideal/real of the school today. The A:2018 approach consists of a didactic tool that was designed to run in the realization of educational musical activities of the cycle of studies. This work aims to expose the respective conception and operationalization premises so that they can serve as a basic reference for the development of performative musical projects in the context of the Music Education classroom.