Liderança, participação e intervenção comunitária em universidades seniores Conference Paper uri icon

abstract

  • O presente trabalho procura aprofundar o conhecimento sobre os objetivos, o funcionamento e organização de Universidades seniores (US) situadas na região de Trás-os-Montes. Enquanto instituições dirigidas para pessoas mais velhas, procuram construir dinâmicas de participação ativa em atividades de natureza educativa, cultural e social. A necessidade de participar ativamente e de forma comprometida em situações de intervenção comunitária, propostas ou emergentes da iniciativa individual, pode estar associada a experiências vividas dos fenómenos que marcaram a política e a sociedade portuguesa do século XX, projetada na realidade democrática atual do século XXI. O enfoque deste estudo está relacionado com as lideranças destas organizações e como se caracterizam os processos de tomada de decisão. Procura-se compreender as motivações pessoais para a intervenção comunitária na organização de respostas sociais destinadas à população mais velha. Com este propósito foi realizado um estudo exploratório de cariz qualitativo, em que foram analisadas narrativas orientadas, solicitadas a líderes de organizações desta natureza, sobre o seu envolvimento com a Universidade Sénior (US), sobre o contexto ou situação em que assumiu as responsabilidades de liderança, as dificuldades e sentimentos de realização que o processo permite vivenciar. Foi também proposta uma reflexão sobre o futuro das US e sobre o seu potencial no que se refere à promoção da participação das pessoas envolvidas nas atividades educativas que propõem à população mais velha. Os resultados preliminares apontam para situações diversas, conforme a origem das US e as formas de gestão, assumidas por profissionais/técnicos ou por outros líderes, por exemplo antigos professores. Em alguns casos são exercidas em continuidade com a vida ativa e percursos profissionais marcados por experiências de liderança, em que frequentemente são assumidos papéis de líder – gestor - professor – aluno. Apesar da incerteza das mudanças, há que pensar o futuro das US.

publication date

  • January 1, 2020