Terapia de exposição à realidade virtual através de plataforma Wii na melhoria do equilíbrio de pessoas com paralisia cerebral Conference Paper uri icon

abstract

  • A paralisia cerebral é um distúrbio que afeta as habilidades psicomotoras. O equilíbrio e a coordenação prejudicados constituem manifestações clínicas comuns com repercussões na qualidade de vida. A Nintendo Wii, por ser fácil de usar e apresentar uma grande variedade de jogos, tem vindo a ser usada em programas de reabilitação para pessoas com disfunções neuromotoras. Avaliar a efetividade de um programa de exercícios, realizados na plataforma Wii, com vista à melhoria do equilíbrio da pessoa com paralisia cerebral. Estudo quase-experimental realizado num centro de apoio para pessoas com deficiência no norte de Portugal. A caracterização sociodemográfica foi feita por questionário. O diagnóstico foi confirmado na história clínica dos utentes. Para avaliação do equilíbrio utilizámos a Escala de Berg e o teste Timed Up & Go . A avaliação do centro de gravidade foi feito através da Nintendo Wii Balance Board. A intervenção consistiu num plano de jogos e exercícios realizados por 2 meses, com 2 sessões semanais de 30 minutos (Gráfico 1). Participaram no estudo 21 pessoas com paralisia cerebral, das quais 67% eram homens. A média de idades rondou os 35 anos. A grande maioria (57%) não sabia ler nem escrever, 38,1% eram obesos e 23,8% apresentavam sobrepeso (Tabela 1). Comparando a avaliação inicial com a obtida ao final da intervenção, e relativamente à Escala de Berg, concluiu-se que os participantes obtiveram uma pontuação média na escala de 47,8 (±5,6) pontos passando para 52,6 (±3,7) no final do programa, o que traduz uma melhoria significativa (p<0,01) no equilíbrio funcional (Tabela 2). No Timed Up & Go o tempo médio foi de 9,4 segundo, aquando da primeira avaliação, passando para 6,5 segundo ao final do programa (p <0,01) (Tabela 2). Quanto ao centro de gravidade, 61,9% (n=13) melhoraram neste parâmetro. O programa de jogos e exercícios na plataforma Wii produziu melhorias no equilíbrio dos participantes do estudo. Nos programas de reabilitação para pacientes com problemas neuromotores em geral e pessoas com paralisia cerebral em particular, o uso da realidade virtual por meio de jogos e exercícios na plataforma Wii parece facilitar a aquisição de estratégias para melhorar o equilíbrio.

publication date

  • January 1, 2019