Influência das condições ambientais no padrão de actividade diária de ovinos e caprinos
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Ver Todos
Visão geral
resumo
O comportamento alimentar dos animais, selvagens ou domésticos, é uma componente fundamental nos estudos de interacção animal – vegetação. Os hábitos alimentares, e as dietas resultantes, são determinantes na produtividade das explorações pecuárias extensivas e representam em última análise, a capacidade efectiva dos animais para se adaptar a diferentes condições ambientais. A variação dos padrões de actividade diária ao longo do ano reflecte as necessidades ambientais dos animais, constituindo uma parte essencial da sua estratégia de pastoreio.
Neste trabalho analisa-se a influência da variação anual do período do dia no padrão de actividade diária de ovinos e caprinos mediante frequências corrigidas.
Foram monitorizados mensalmente os percursos de pastoreio de quatro rebanhos, dois de ovinos e dois de caprinos durante um ano. A actividade dos animais – pastoreio de herbáceas, pastoreio de matos, repouso, ou marcha – foi registada ao longo do dia, através da observação de grupos de 10 animais, cada 15 minutos, relacionando o tipo de actividade com a hora do dia. O dia foi dividido em três períodos equitativos (manhã, meio-dia ou tarde) sendo a duração de cada um destes dependente do número de horas solares.
Os resultados mostram diferenças claras na preferência pela realização das distintas actividades em função do período do dia. O pastoreio de matos é uma actividade que se relaciona positivamente com o período matinal, enquanto que o pastoreio de herbáceas tem relação positiva com o período da tarde. Os ovinos são constantes na actividade de repouso durante todo o ano, enquanto os caprinos modificam a sua pauta de comportamento em períodos de escassa disponibilidade alimentar.
O comportamento dos animais em pastoreio é uma
componente fundamental nos estudos de interacção
animal – vegetação. Os hábitos alimentares, e as
dietas resultantes, são determinantes na
produtividade das explorações pecuárias extensivas e
representam em última análise, a capacidade efectiva
dos animais para se adaptar a diferentes condições
ambientais. A variação dos padrões de actividade
diária ao longo do ano reflecte as necessidades
ambientais dos animais, constituindo uma parte
essencial da sua estratégia de pastoreio.
Neste trabalho analisa-se a influência da variação anual
do foto-período no padrão de actividade diária de ovinos
e caprinos.