Metodologia de apoio à gestão logística em unidades de saúde Conference Paper uri icon

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  • No sector da saúde, reconhece-se que existem vários exemplos reais de desperdícios, associados aos fluxos de materiais e serviços, que poderiam ser reduzidos ou eliminados, sem por em causa a qualidade dos serviços de saúde prestados aos utentes. Nesta óptica, propõe-se uma metodologia de apoio à gestão logística em unidades de saúde, que visa a qualidade dos serviços prestados e a redução e eliminação de desperdícios. Numa primeira fase, descreve-se o processo actual onde foi identificado o problema. Numa segunda fase, analisam-se os factores que, hipoteticamente, influenciam significativamente o problema em causa, seleccionam-se os factores mais críticos, investigam-se as melhores práticas e estabelecem-se objectivos de melhoria. Numa terceira fase, propõe-se a melhoria que visa a eliminação ou redução dos desperdícios utilizando ferramentas Kaizen. A metodologia requer a intervenção de equipas multidisciplinares e deve ser aplicada no âmbito da melhoria contínua. Finalmente, apresenta-se um caso de estudo típico de aplicação da metodologia para redução de desperdícios em unidades de saúde. A metodologia proposta facilita a análise da situação actual, contribui para uma melhor visualização dos problemas, permite perceber as origens das dificuldades e desperdícios, tornando a proposta de soluções mais evidente e aceite pelas entidades envolvidas.
  • No sector da saúde, verifica-se a necessidade de planear, implementar e controlar, de forma eficiente e eficaz, os fluxos directos e inversos de serviços (e materiais) e toda a informação associada, desde o ponto de origem ao ponto de atendimento, de forma a satisfazer os requisitos da prestação de cuidados de saúde aos utentes. Geralmente, reconhece-se que existem vários exemplos reais de desperdícios nas unidades de saúde, associados aos fluxos de materiais e serviços, que poderiam ser reduzidos ou eliminados, sem por em causa a qualidade dos serviços de saúde prestados aos utentes. Nesta óptica, propõe-se uma metodologia de apoio à gestão logística em unidades de saúde, que visa a qualidade dos serviços prestados e a redução e eliminação de desperdícios. Numa primeira fase, define-se o processo actual onde foi identificado o problema recorrendo a ferramentas visuais (mapeamento da cadeia de valor, fluxograma) e à quantificação do desempenho actual do processo. Numa segunda fase, analisam-se os factores que, hipoteticamente, influenciam significativamente o problema em causa (diagrama de causa efeito), seleccionam-se os factores mais críticos (Análise de Pareto), investigam-se as melhores práticas e estabelecem-se objectivos de melhoria. Numa terceira fase, propõe-se a melhoria que visa a eliminação ou redução dos desperdícios utilizando ferramentas Kaizen. A proposta de resolução do problema deve ser descrita e representada, para ser posteriormente implementada. Finalmente, controla-se o desempenho do processo de forma a averiguar a implementação da melhoria. A metodologia requer a intervenção de equipas multidisciplinares (especialistas de gestão, especialistas da saúde) e deve ser aplicada no âmbito da melhoria contínua. Apresenta-se um caso de estudo preliminar de aplicação da metodologia para redução de desperdícios em unidades de saúde, realizado por equipa multidisciplinar. Conclui-se que a metodologia proposta facilita a análise da situação actual, contribui para uma melhor visualização dos problemas, permite perceber as origens das dificuldades e desperdícios, tornando a proposta de soluções mais evidente e aceite pelas entidades envolvidas.
  • Referências Bibliográficas (1)Carvalho J, Ramos T. Logistica na Saúde. Lisboa: Edições Sílabo, 2009. (2)Taner M.T., Sezen B., Antony J. An overview of six sigma applications in healthcare industry. International Journal of Health Care Quality Assurance, 2007; 20(4): 329-340. (3)Imai. Masaaki Kaizen – The Key to Japan’s Competitive Success. McGrawHill, 1986. (4)Vilelo Sara. Estudo comparativo do sistema de sugestões- Bosch e Quimonda: Universidade de Aveiro; 2009. (5)Chalice, Robert. Improving Healthcare Using Toyota Lean Productions Methods. ASQ Quality Press, 2007 (6)Womack, J. P., Jones, D. T. Lean thinking: Banish waste and create wealth in your corporation. New York: Free Press, 2003. (7)Vaz C.B. Apontamentos e casos de estudo de Gestão e Logística de Unidades de Saúde: Mestrado das Organizações, Ramo Unidades de Saúde, 2011. (8) Cavalcante J.B., Pagliuca L.M., Almeida P.C. Cancelamento de cirurgias programadas em um hospital-escola: um estudo exploratório. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, 2000, 8(4): 59-65. (9)SIGIC. Manual de Gestão de Inscritos para a Cirurgia – Processo de Gestão do utente. Unidade Central de Inscritos para Cirurgia. Ministério da Saúde Português, 2005.

publication date

  • January 1, 2012