A cultura da mediação como fundamento da educação para a convivência pacífica Conference Paper uri icon

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  • Na atualidade vivenciamos cada vez mais situações de violência e de conflito nas escolas, com diversas manifestações que levam a escola a uma crise de legitimidade. Neste sentido, e com o intuito de inverter esta tendência, pretende-se dar a conhecer um projeto de mediação positiva de conflitos em contexto escolar, onde emerge a consolidação de uma cultura de paz, de cidadania e de convivência pacífica. Uma vez que se verifica um crescente número de sinalizações de alunos que apresentam comportamentos de risco nas escolas, aliado a um crescente número de situações de insucesso, absentismo e abandono escolares, consideramos de extrema relevância partilhar a experiência decorrente da implementação do projeto de mediação positiva de conflitos do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins em Chaves, que consistiu na criação de um Gabinete de Mediação, designado por GM+. Em termos metodológicos serão apresentadas as estratégias de criação do Gabinete GM+, bem como alguns resultados dos inquéritos por questionário aplicados a uma amostra de alunos do 5.º ao 12.º ano do referido Agrupamento, com o intuito de refletir acerca das suas perceções sobre o clima escolar. Serão ainda partilhadas algumas atividades dinamizadas por parte de um grupo de alunos mediadores do Agrupamento, enquadrados em estruturas de mediação de pares, onde os alunos são reconhecidos como mediadores informais por parte de toda a comunidade educativa. A criação deste Gabinete de Mediação em contexto escolar, embora ainda em fase exploratória, já nos permite tecer algumas conclusões uma vez que a mediação tem permitido aos agentes envolvidos - Diretor, Professores, Equipa de Mediação, Assistentes Operacionais, Alunos e Encarregados de Educação - uma transformação criativa dos conflitos, aproveitando-os como uma oportunidade de crescimento, mudança e de desenvolvimento pessoal e relacional. A corresponsabilização da comunidade educativa tem contribuído para a promoção de uma cultura de diálogo, de paz, de escuta e de tolerância nas relações interpessoais, onde impera o respeito pela singularidade do outro, a educação para a paz, para os afetos, para a felicidade, difundindo deste modo, em contexto escolar, práticas colaborativas de educação para a convivência pacífica.

publication date

  • May 1, 2017