A criatividade e a educação: percursos
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O presente estudo centra-se na temática da criatividade, e, mais especificamente, na verificação do exercício de técnicas da criatividade como ferramentas de desenvolvimento do processo criativo.
Ao longo do tempo foram apresentadas diferentes perspectivas sobre explicação da criatividade e do potencial criativo. No entanto, a capacidade de produção pela originalidade inventiva encontrando soluções diferentes e originais face a novas situações, é, nas várias teorias, uma definição comum. Actualmente as pesquisas apontam que a criatividade é inata, sendo que todos somos criativos, seja em maior ou menor grau, provindo de vários factores.
A educação é um dos agentes apontado como inibidor ou impulsionador da nossa capacidade criativa. Os docentes deparam-se com a dificuldade de desenvolver competências nos discentes para responder criativamente aos problemas colocados, tendo um papel proeminente neste desígnio. As instituições de ensino devem dotar os seus alunos de ferramentas que lhes promovam a agilidade mental para a resolução de situações futuras, de uma forma original, importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. A utilização das técnicas da criatividade é uma das ferramentas para a promoção do pensamento criativo. Estas, e em função de estudos neste âmbito, têm sido apontadas como factor de melhoramento das capacidades criativas.
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Neste artigo, apresenta-se primeiramente uma breve contextualização teórica sobre a temática focada, bem como o estabelecimento de uma relação entre a criatividade e o sistema educacional, finalizando-se com o retrato de alguns exemplos da vida profissional dos autores como docentes, traduzindo algumas das suas práticas educacionais, estratégias e objectivos, no sentido de promover as aptidões do pensamento criativo nos seus alunos.