Pode uma nova metodologia de ensino melhorar resultados? Avaliação microeconométrica do sucesso escolar
Conference Paper
Overview
Research
View All
Overview
abstract
A introdução, num dos cursos da área de Gestão leccionados por uma instituição de ensino superior
em Portugal, de uma metodologia de ensino baseada na filosofia preconizada pelo Processo de Bolonha, permitiu
a realização de um processo de avaliação microeconométrica do impacto da filosofia de ensino no sucesso
escolar dos alunos a ela sujeitos. Aplicando um método econométrico cientificamente testado e
internacionalmente aceite, o Propensity Score Matching, conclui-se que a introdução de uma nova metodologia
de ensino melhorou as taxas de aprovação dos alunos sujeitos à medida quando comparadas com as dos cursos
na vizinhança da área da Gestão mas não quando comparadas com as taxas de aprovação em todos os cursos
leccionados pela instituição. No entanto, quando se compara a qualidade dessas taxas de aprovação os resultados
não são positivos, independentemente da área científica dos cursos.
La introducción de una metodología de enseñanza basada en la filosofía preconizada por el Proceso
de Bolonia, en una de las carreras del área de Administración ministradas por una institución de enseñanza
superior en Portugal, permitió la realización de un proceso de evaluación microeconométrica del impacto de la
filosofía de enseñanza en el suceso escolar de los alumnos a ella sujetos. Aplicando un método econométrico
científicamente testado e internacionalmente aceptado, el Propensity Score Matching, concluyese que la
introducción de una nueva metodología de enseñanza mejoró las tasas de aprobación de los alumnos sujetos a
ella, cuando comparadas con las de otras carreras en el entorno del área de Administración; pero ya no cuando
comparadas con las tasas de aprobación en todas las carreras ministradas por la institución. Todavía, cuando se
compara la calidad de esas tasas de aprobación, los resultados no son positivos, independientemente del área
científica de las carreras.