Melhoria da qualidade da habitação como estratégia de marketing Thesis uri icon

abstract

  • O cliente de habitação defronta-se em Portugal com uma carência acentuada de informação sobre as características do produto que pretende adquirir, o qual acaba frequentemente por se revelar bastante diferente das suas expectativas. Essa falta de informação impossibilita-o de relacionar adequadamente a qualidade e o custo. Para além disso, os produtos de construção surgem pouco diferenciados, o que resulta da fraca abordagem do mercado por parte do sector imobiliário, dificultando o entendimento das verdadeiras necessidades e desejos dos clientes quanto ao produto, não se podendo elevar o seu valor. No mercado imobiliário altamente concorrencial em que hoje vivemos, é cada vez mais importante ponderar a qualidade da oferta, tanto mais que a decisão de investimento em habitação é das mais importantes na economia familiar dos portugueses. Sendo a concorrência fundamentada quase exclusivamente no preço, sente-se a necessidade de mudança na cultura do sector, de modo a haver uma maior focalização no cliente final, adoptando-se para isso estratégias de marketing e de qualidade. Este trabalho tem como objectivo criar um modelo de apoio às empresas construtoras/promotoras, no sentido de obter informações dos seus clientes em fase de utilização, de modo a que a sua gestão permita elevar o valor dos seus produtos/serviços, e por sua vez a competitividade no sector. O modelo foi desenvolvido na cidade de Bragança, com base num questionário aplicado a clientes de habitação, integradas em 14 edifícios multifamiliares, construídos por quatro empresas construtoras/promotoras. Prospective housing clients in Portugal face up a marked lack of information on the characteristics of the housing product they intend to buy, which most often turns out to be very different of their expectations. This lack of information does not allow them to relate adequately quality and cost. Furthermore, housing products are not adequately differentiated owing to an inefficient approach to the market from the part of the property sector, which makes difficult the understanding of the true needs and wishes of the client regarding the housing product. Nowadays, in a highly competitive housing market, it is increasingly needed to weigh the quality of supply, for housing investment is one of the most important decisions of the Portuguese households. Due to the fact that competition on that market is almost exclusively based on price, there is a need for change in the culture of the housing sector that would promote adequate strategies of marketing and quality. This research project has as the main aim to develop a support tool for the construction enterprises of the housing sector in order to improve the value of their products/services and, to a certain extent, the competitiveness of the sector. The model, which is specifically developed for the town of Bragança, is based on information collected from housing c1ients in the occupancy stage. It was done through the use of a questionnaire- survey conducted on respondents from fourteen multi-family housing, which were built by four contractors/developers.

publication date

  • January 1, 2007