Necessidade de implementação dos instrumentos financeiros bilhetes de tesouro e certificado depósito do BCSTP
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Ver Todos
Visão geral
resumo
O sistema financeiro santomense é relativamente jovem e vem se desenvolvendo paulatinamente, após a reforma e liberalização em 1992, assente num sistema bancário a dois níveis, com predominância dos bancos comerciais (8 bancos em Dezembro de 2014) e supervisionado pelo Banco Central de São Tomé e Príncipe.
Este trabalho visa analisar a necessidade de implementação de Bilhetes do Tesouro (BT) e Certificados de Depósito do Banco Central (CDBC) em São Tomé e Príncipe para a dinamização do sistema financeiro. Para tal desenvolveu-se um estudo descritivo e exploratório sobre o sistema financeiro santomense e das condições macroeconómicas do país. Consultou-se ainda as administrações dos bancos comerciais a operar no país sobre a eventual adesão a estes produtos e sua percepção quanto à utilidade para o sistema, aplicando-se uma entrevista por questionário aos 8 administradores.
Mais de 50% dos inquiridos foram de opinião que esses dois instrumentos seriam um bom meio de investimento e a sua implementação seria excelente para os mesmos. Mais de 60% responderam que utilizariam estes instrumentos como colateral nas transacções do mercado monetário interbancário, com preferência para os CDBC.
Deste modo concluiu-se que o mercado estará receptivo para estes produtos e que estes serão necessários para a dinamização do mercado monetário, perspectivando-se o seu contributo positivo para o desenvolvimento económico do país, para a eficiência e liquidez do mercado financeiro santomense.