Modelação das receitas turísticas para a região Norte
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Ver Todos
Visão geral
resumo
Até inícios da década de 60, o movimento de turistas em Portugal era bastante modesto. Desde então registou-se um aumento muito significativo, a ponto do Turismo assumir hoje uma importância económica extraordinária em Portugal, quer pelas receitas financeiras directas e indirectas geradas, quer pela criação de emprego.
Tendo em conta a importância alcançada pelo sector do Turismo em Portugal, o objectivo deste trabalho passou por encontrar um modelo que estudasse o impacto das variáveis turísticas nas Receitas Turísticas para a Região Norte de Portugal. Após a recolha e análise de 72 dados mensais e 13 variáveis explicativas utilizou-se um modelo econométrico de regressão linear múltipla para modelar as receitas turísticas entre
2006 e 2011.
Concluiu-se que o modelo das primeiras diferenças de Logaritmo é o modelo que
melhor explica as receitas turísticas para a Região Norte de Portugal, obtendo-se um
coeficiente de determinação ajustado de 87%, demostrando assim a elevada qualidade
de ajustamento do modelo concebido para a explicar a variável dependente em estudo
e que esta varia com o número de turistas nacionais e estrangeiros, com os rendimentos
disponíveis dos turistas nacionais e estrangeiros e ainda com a tipologia do estabelecimento hoteleiro. Apesar do elevado aumento do turismo estrangeiro na Região Norte e do investimento em Hotéis, o principal contributo para as Receitas Turísticas foram os turistas nacionais (mercado interno).