Avaliação de desempenho financeiro de empresas de alojamento portuguesas usando o modelo FAHP-TOPSIS
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
Objetivo: Dada a importância do turismo na economia portuguesa, o presente estudo tem como principal objetivo avaliar o desempenho financeiro de empresas de alojamento em Portugal.
Metodologia: Com base em 3.364 empresas com dados disponíveis para o ano 2020 na base de dados Sistema de Análise de Balanços Ibéricos (SABI), é calculado um ranking financeiro das empresas. Para o efeito, é estruturado um modelo hierárquico de avaliação de desempenho financeiro baseado em critérios e subcritérios de liquidez, alavancagem, rendibilidade, crescimento e atividade. Cada um desses critérios e subcritérios são avaliados e ponderados por meio do modelo Fuzzy Analytic Hierarchy Process (FAHP). De
seguida esses pesos são utilizados para classificar as empresas usando o Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS).
Originalidade: Tanto quanto se conhece, trata-se do primeiro estudo a aplicar a metodologia FAHP e TOPSIS para classificar empresas portuguesas de alojamento.
Resultados: Com base na metodologia utilizada foi possível elaborar um ranking financeiro das empresas de alojamento em Portugal para o ano 2020.
Implicações Práticas: O ranking financeiro das empresas de alojamento em Portugal será de utilidade para um conjunto diverso de stakeholders, nomeadamente investidores que pretendam alocar capital neste setor de atividade, bem como credores que procurem informação sobre a reputação destas empresas para a concessão de crédito. Limitações: A presente investigação tem como principal limitação o facto de ter recorrido
a julgamentos para os indicadores financeiros de artigos relacionados, mas que estudam um setor de atividade diferente. Essa necessidade deveu-se ao facto de ainda estar em curso o questionário para apurar os julgamentos dos respetivos indicadores financeiros para o setor de atividade em estudo.