O projeto literatura de potencial receção infantojuvenil na promoção da educação inclusiva
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In this article we present a project that falls within the scope of promoting values for
Inclusive Education, which aimed to explore the theme “Difference (s)”, integrating
different institutions, courses and curricular units at Escola Superior de Educação-Instituto
Politécnico de Bragança (ESE-IPB). It involved ESE-IPB and a Private Institution of Social Solidarity in the city of Bragança, more specifically a Social and Parish Center that has
multiple offers such as social response- spare time supervised activities. This project took
place in the period from January 1 to December 31, 2019 and assumed a double aspect: (1)
the articulation between the curricular units of the Basic Education Degree (Literature for
Youth and Childhood and Dramatic Expression) as well as the Degree in Art and Design
(Introduction to Design and 2D Digital Design) and these with the community; (2) the
research, which aimed to ascertain the perceptions of the students involved about their
participation in the project, with regard to their personal and professional training and to
understand how these students are able to identify human values conveyed in a potential
literary book addressed to children and youth. In the context of the present article, we are
based on the first aspect of the project. This was sustained on a literary work by one of the
most relevant contemporary writers, Richard Zimmler, and entitles: Maria and Danilo e o
Mágico Perdido, and we pretended to develop a set of articulated actions both with ESEIPB
students of the courses involved and with the partner institution, actions that we now
are presenting. The possibility that the different curricular units, in each of the two courses
involved, work in collaboration, complementing each other, led the students to great
satisfaction with the accomplishment of this project. The experience contributed to the
construction of knowledge and skills of the ESE-IPB students involved, which will
certainly have an impact on their future professional practices.
Nesta comunicação apresentamos um projeto que se insere no âmbito da promoção de valores para uma
educação inclusiva, que teve como finalidade explorar o tema “Diferença(s)”, articulando diferentes
instituições, cursos e unidades curriculares de Licenciatura da Escola Superior de Educação (ESE) do
Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Envolveu a ESE-IPB e o Centro Social e Paroquial do Santo
Condestável (IPSS de Bragança). Este projeto decorreu no período temporal de 1 de janeiro a 31
de dezembro de 2019 e assumiu uma dupla vertente: a de articulação entre Unidades Curriculares da
Licenciatura em Educação Básica (Literatura Infantojuvenil e Expressão Dramática), e da Licenciatura
em Arte e Design (Introdução ao Design e Desenho Digital 2D) e destas com a comunidade, e a de
investigação que teve como objetivos averiguar as perceções dos alunos envolvidos acerca da sua
participação no projeto, no que respeita à sua formação pessoal e profissional, e perceber de que
forma estes alunos conseguem identificar valores humanos veiculados numa obra de potencial receção
infantojuvenil. Partiu-se de uma obra literária de um dos mais relevantes escritores da atualidade,
Richard Zimmler, intitulada Maria e Danilo e o Mágico Perdido, para desenvolver um conjunto de
ações articuladas quer com os alunos da ESE-IPB dos cursos envolvidos, quer com a Instituição
parceira. Assim, para além da descrição do projeto, apresentamos também resultados relativos à
componente investigativa.
Neste artigo apresentamos um projeto que se insere no âmbito da promoção de valores para uma Educação Inclusiva, que teve como finalidade explorar o tema “Diferença(s)”, articulando diferentes instituições, cursos e unidades curriculares de licenciaturas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (ESE-IPB). Envolveu a ESE- IPB e uma Instituição Particular de Solidariedade Social da cidade de Bragança, mais concretamente um Centro Social e Paroquial que possui a resposta social “Atividades de Tempos Livres”. Este projeto decorreu no período temporal de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2019 e assumiu uma dupla vertente: (1) a de articulação entre unidades curriculares da Licenciatura em Educação Básica (Literatura Infantojuvenil e Expressão Dramática) bem como da Licenciatura em Arte e Design (Introdução ao Design e Desenho Digital 2D) e destas com a comunidade; (2) a de investigação, que teve como objetivo, averiguar as perceções dos alunos envolvidos acerca da sua participação no projeto, no que respeita à sua formação pessoal e profissional e perceber de que forma estes alunos conseguem identificar valores humanos veiculados numa obra de potencial receção infantojuvenil. Debruçamo-nos, no contexto do trabalho que apresentamos nesta comunicação, na primeira vertente do projeto. Partiu-se de uma obra literária de um dos mais relevantes escritores da atualidade, Richard Zimmler, intitulada: Maria e Danilo e o mágico perdido, para desenvolver um conjunto de ações articuladas quer com os alunos da ESE-IPB dos cursos envolvidos, quer com a instituição parceira, ações essas que agora apresentamos. A possibilidade de as diferentes unidades curriculares, em cada uma das duas licenciaturas envolvidas, trabalharem em colaboração, complementando-se uma à outra, gerou nos alunos uma grande satisfação com a realização deste projeto. A experiência contribuiu para a construção de conhecimentos e habilidades dos alunos da ESE-IPB envolvidos, que se vão repercutir, certamente, na sua prática profissional futura.