O sistema time-driven activity based costing numa empresa da indústria automóvel
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O objetivo deste estudo foi perceber como implementar o sistema Time-Driven Activity
Based Costing (TDABC) numa empresa da indústria de componentes para automóveis e
quais os impactos daí resultantes. O estudo surge da necessidade de a empresa dispor de
um sistema de custeio que gere informação o mais rigorosa possível e, assim, contribuir
para a tomada de melhores decisões, prática que se revela fundamental para a manutenção
das vantagens competitivas das empresas nacionais numa época em que estas competem
num mercado global. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica sobre aquele sistema de
custeio e os conceitos utilizados, os quais foram depois aplicados aos dados recolhidos no
departamento de produção da empresa em causa, o mais importante e para o qual estão
direcionados a maioria dos seus recursos. Concluiu-se que a alocação direta dos custos
dos recursos aos objetos de custo, a necessidade de estimação de apenas dois parâmetros
– o custo da capacidade fornecida por unidade de tempo e o tempo necessário para se
executar cada atividade – e a utilização da capacidade prática ao invés da capacidade
teórica permite a este sistema gerar informação de custos de forma mais simples e rigorosa,
apesar da tendência para que as consequências do princípio da homogeneidade sejam
ignoradas. Para além disso, o seu funcionamento exige atualização permanente de forma a
refletir as alterações que vão ocorrendo, o que pode envolver alguma complexidade, sobretudo quando não se dispõe de um software apropriado e há produção de uma vasta
gama de produtos.