Educação para a Cidadania no Ensino Superior: da (trans)formação à ação
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
O presente trabalho visa perspetivar a educação como processo de desenvolvimento de uma cidadania
global e participada, no quadro da educação para o desenvolvimento. Pretende-se, através da
implementação de um projeto que envolve formandos dos cursos de mestrado, refletir sobre questões da
cidadania global e construir materiais didático-pedagógicos para crianças dos 3 aos 12 anos. Este projeto
tem uma dupla função: (i) contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos formandos e
(ii) envolvê-los na construção praxiológica de materiais a aplicar em situações e contextos educativos
variados. O objetivo de direcionar este projeto a futuros professores, educadores de infância, educadores
sociais e educadores ambientais relaciona-se com a transversalidade das questões da cidadania e com um
forte comprometimento no desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade social da instituição
em que nos integramos. A implementação do projeto terá diversas fases, que se iniciam com a formação
dos futuros professores/educadores e terminam com a apresentação pública dos resultados alcançados,
sendo que cada uma destas fases será avaliada com recurso a metodologias diversas. Pretende-se que
deste trabalho resultem aprendizagens (trans)formadoras no âmbito da promoção de uma cidadania
ativa a nível dos intervenientes e dos contextos para os quais serão produzidos os materiais pedagógicos.