Educação para a Cidadania no Ensino Superior: da (trans)formação à ação
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Na procura de contribuir para a melhoria da qualidade dos contextos educativos o presente trabalho visa perspetivar a educação como processo de desenvolvimento de uma cidadania global e participada, no quadro da educação para o desenvolvimento. Neste sentido, pretendemos, através da implementação de um projeto que envolve formandos dos cursos de mestrado, refletir sobre as grandes questões da cidadania global e, a partir desta reflexão, construir materiais didáticos e de apoio pedagógico para trabalhar estas questões com crianças dos 3 aos 12 anos. Este projeto tem uma dupla função, no sentido em que contribui para o desenvolvimento profissional e pessoal dos formandos e, simultaneamente, os convoca para a construção praxiológica de materiais a aplicar em situações e contextos educativos variados, o que contribui para o alargamento da reflexão/ação aos atores educativos da comunidade. O objetivo de direcionar este projeto preferencialmente a futuros professores, educadores de infância, educadores sociais e educadores ambientais relaciona-se com a transversalidade das questões da cidadania e com um forte comprometimento no desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade social da instituição de ensino superior em que nos integramos. A implementação do projeto terá diversas fases, que se iniciam com a formação dos futuros professores/educadores e terminam com a apresentação pública dos resultados alcançados, sendo que cada uma destas fases será avaliada com recurso a metodologias diversas, estando prevista a elaboração de um relatório de autoavaliação pela equipa responsável do projeto e a verificação de um conjunto de indicadores de realização para cada uma dessas fases. Os resultados serão analisados, em equipa de trabalho, pelos investigadores e pelos formandos-investigadores envolvidos no projeto. Pretende-se que deste trabalho resultem aprendizagens (trans)formadoras no âmbito da promoção de uma cidadania ativa a nível dos formandos que participarão no projeto e nos diferentes contextos educativos para os quais serão produzidos os materiais pedagógicos.
O presente trabalho visa perspetivar a educação como processo de desenvolvimento de uma cidadania
global e participada, no quadro da educação para o desenvolvimento. Pretende-se, através da
implementação de um projeto que envolve formandos dos cursos de mestrado, refletir sobre questões da
cidadania global e construir materiais didático-pedagógicos para crianças dos 3 aos 12 anos. Este projeto
tem uma dupla função: (i) contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos formandos e
(ii) envolvê-los na construção praxiológica de materiais a aplicar em situações e contextos educativos
variados. O objetivo de direcionar este projeto a futuros professores, educadores de infância, educadores
sociais e educadores ambientais relaciona-se com a transversalidade das questões da cidadania e com um
forte comprometimento no desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade social da instituição
em que nos integramos. A implementação do projeto terá diversas fases, que se iniciam com a formação
dos futuros professores/educadores e terminam com a apresentação pública dos resultados alcançados,
sendo que cada uma destas fases será avaliada com recurso a metodologias diversas. Pretende-se que
deste trabalho resultem aprendizagens (trans)formadoras no âmbito da promoção de uma cidadania
ativa a nível dos intervenientes e dos contextos para os quais serão produzidos os materiais pedagógicos.