Educação para a Cidadania no Ensino Superior: da (trans)formação à ação Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • O presente trabalho visa perspetivar a educação como processo de desenvolvimento de uma cidadania global e participada, no quadro da educação para o desenvolvimento. Pretende-se, através da implementação de um projeto que envolve formandos dos cursos de mestrado, refletir sobre questões da cidadania global e construir materiais didático-pedagógicos para crianças dos 3 aos 12 anos. Este projeto tem uma dupla função: (i) contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos formandos e (ii) envolvê-los na construção praxiológica de materiais a aplicar em situações e contextos educativos variados. O objetivo de direcionar este projeto a futuros professores, educadores de infância, educadores sociais e educadores ambientais relaciona-se com a transversalidade das questões da cidadania e com um forte comprometimento no desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade social da instituição em que nos integramos. A implementação do projeto terá diversas fases, que se iniciam com a formação dos futuros professores/educadores e terminam com a apresentação pública dos resultados alcançados, sendo que cada uma destas fases será avaliada com recurso a metodologias diversas. Pretende-se que deste trabalho resultem aprendizagens (trans)formadoras no âmbito da promoção de uma cidadania ativa a nível dos intervenientes e dos contextos para os quais serão produzidos os materiais pedagógicos.

autores

  • Bergano, S.
  • Pereira, Ana
  • Mesquita, E.

data de publicação

  • janeiro 1, 2015