O II Encontro Internacional de Formação na Docência apresenta os seguintes objetivos:
problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de
educadores e professores;
debater propostas didáticas inovadoras na formação para a docência;
refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos;
analisar o contributo da formação na dinamização das instituições;
aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de
educação para o desenvolvimento.
O Encontro está estruturado em quatro grandes eixos temáticos:
Currículo e formação de educadores e professores (CFEP)
Este eixo temático integra as questões do currículo, da inovação curricular e as novas perspetivas
curriculares, no âmbito da formação inicial ou continuada de educadores e professores, incluindo a
discussão de modelos e processos curriculares de diferente natureza e de trabalhos ou propostas de
formação de educadores e professores, nos diversos contextos.
Didática e formação de educadores e professores (DFEP)
Este eixo temático integra aspetos dos diferentes saberes disciplinares em contexto escolar, abarcando
a reflexão sobre os contributos da didática na formação de educadores e professores para uma
construção progressiva de formas de compreender e agir conscientemente em situações educativas.
Práticas educativas e supervisão pedagógica (PESP)
Este eixo temático integra o desenvolvimento de práticas de formação de educadores e professores
nas escolas, compreendendo a problematização dos papéis a desempenhar pelos diversos intervenientes,
numa perspetiva de trabalho colaborativo e da construção de uma identidade profissional consciente,
empenhada e responsável.
Formação docente e educação para o desenvolvimento (FDED)
Este eixo temático integra aspetos formativos do ensino e da aprendizagem relacionados com
a promoção de uma cidadania global responsável, abrangendo a discussão de projetos e práticas
educativas potenciadoras de uma educação para o desenvolvimento.