Education during COVID-19 pandemic: from disruption to recovery
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A educação ambiental e a sua integração nos contextos educativos configuram-se,
atualmente, como um bem necessário. No entanto, percebe-se ainda a sua ausência ao nível
pedagógico-didático, sobretudo no que diz respeito aos conteúdos/temáticas a selecionar,
às metodologias a utilizar, bem como à relevância que se deve dar às dimensões cognitiva,
afetiva, comportamental e atitudinal. Nesta comunicação daremos conta de uma
experiência pedagógica realizada com crianças de 4.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico,
sustentando-nos na influência que a literatura para a infância tem na mudança de atitudes,
valores e comportamentos relativamente à educação ambiental. Partimos da questão inicial
“Em que medida a literatura para a infância contribui para a evolução do conhecimento
ecológico nas crianças de uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico?” e, debruçando-nos
sobre a intervenção pedagógica, estabelecemos como objetivos: (i) identificar temáticas
sobre problemas ambientais presentes no livro “Os Gnomos de Gnu, uma aventura
ecológica” de Umberto Eco (2007); e (ii) analisar o contributo da educação escolar do 1.º
Ciclo do Ensino Básico para a construção e desenvolvimento de competências literácicas
ambientais. Após a implementação desta experiência em contexto, suportada na história de
literatura para a infância supramencionada, e após a análise dos dados, recolhidos a partir
da observação direta e registo de notas de campo, os resultados do estudo parecem
evidenciar que, globalmente, houve uma sustentação das atitudes e dos comportamentos
das crianças face ao ambiente. Aferimos ainda que a história trabalhada potenciou nas
crianças o desenvolvimento de uma consciência ecológica mais sustentada.
A educação ambiental e a sua integração nos contextos educativos configuram-se, atualmente, como
um bem necessário. No entanto, percebe-se ainda a sua ausência ao nível pedagógico-didático, sobretudo
no que diz respeito aos conteúdos/temáticas a selecionar, às metodologias a utilizar, bem como à
relevância que se deve dar às dimensões cognitiva, afetiva, comportamental e atitudinal. Nesta comunicação
daremos conta de uma experiência pedagógica realizada com crianças de 4.º ano, do 1.º Ciclo
do Ensino Básico, sustentando-nos na influência que a literatura para a infância tem na mudança de
atitudes, valores e comportamentos relativamente à educação ambiental. Partimos da questão inicial
“Em que medida a literatura para a infância contribui para a evolução do conhecimento ecológico
nas crianças de uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico?” e, debruçando-nos sobre a intervenção
pedagógica, estabelecemos como objetivos: (i) identificar temáticas sobre problemas ambientais
presentes no livro “Os Gnomos de Gnu, uma aventura ecológica” de Umberto Eco; e (ii) analisar o
contributo da educação escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a construção e desenvolvimento de
competências literácicas ambientais. Após a implementação desta experiência em contexto, suportada
na história de literatura para a infância supramencionada, e após a análise dos dados, recolhidos a
partir da observação direta e registo de notas de campo, os resultados do estudo parecem evidenciar
que, globalmente, houve uma sustentação das atitudes e dos comportamentos das crianças face ao
ambiente. Aferimos ainda que a história trabalhada potenciou nas crianças o desenvolvimento de uma
consciência ecológica mais sustentada.
A educação, no seu sentido lato, é um direito humano essencial, mas, mais do que isso,
desempenha o direito de habilitação que confere poder jurídico e capacidade para a
realização de todos os direitos humanos. Em caso de colapso dos sistemas educativos, a
paz e as sociedades produtivas, especialmente, no âmbito da educação básica, podem ficar
comprometidas. A educação durante o presente foi assolada por uma grande perturbação
devido à pandemia COVID-19, que afetou o universo em geral; criou a maior disrupção
dos sistemas educativos, afetando cerca de 1,6 mil milhões de alunos através de
encerramentos de escolas em todo o país entre 190 países. O nosso trabalho traça e
identifica até que ponto a COVID-19 perturba a educação analisando os relatórios globais,
e as estatísticas das organizações educativas globais, como a UNESCO, a UNICEF e o
ICESCO, e as suas visões sobre a pandemia COVID-19. Além disso, este estudo explora a
transformação da educação durante a COVID-19 como um período de rutura, e após a pandemia como o seu período de recuperação, trazendo |à tona o que os investigadores
académicos previram nos seus trabalhos. Relativamente a este novo tema, o nosso estudo
pretende focar-se na metodologia interpretativa para desenhar uma imagem clara com
análise numérica e revisões descritivas das mudanças que a COVID-19 causou no campo
da educação. Através do nosso estudo, concluímos que houve uma profunda perda de
aprendizagem durante a pandemia, apresentando medidas que devem ser aplicadas para
proteger a educação e recuperá-la
A formação de professores tem sido desafiada, neste princípio de século, a transformar- se para transformar. Espera-se que a formação se coloque ao serviço dos desafios societais, preparando educadores e professores, os que estão a aprender a profissão e os que já são profissionais, para formar cidadãos ativos, profissionais competentes, flexíveis e com capacidade de adaptação, em cenários de incerteza. Neste sentido, as expectativas colocadas na formação vão muito para além do desenvolvimento de competências relacionadas com o ato de aprender e ensinar, esperando-se que estes formandos sejam agentes transformadores, capazes de assegurar que todas as crianças e jovens sejam bem- sucedidos numa sociedade volátil, culturalmente diversa, tecnológica e interconectada.
A investigação científica e as práticas em contexto de educação pré-escolar e do ensino do 1.º ciclo do ensino básico têm acompanhado o impacto da utilização de metodologias ativas e participativas no processo de ensino e aprendizagem e têm revelado a sua elevada eficácia no dia a dia de crianças e jovens. Nesta linha de pensamento, a abordagem STEM tem vindo a ganhar espaço e reconhecimento, num mundo cada vez mais científico e tecnológico, e a revelar-se uma a contribuição relevante para a educação da atualidade. Integrado no projeto “OleaChain - Habilidades para sustentabilidade e inovação na cadeia de valor dos olivais tradicionais no Interior do Norte de Portugal”, o presente estudo tem como objetivo principal recolher e analisar conceções dos educadores de infância de Portugal sobre o uso da abordagem STEM em contexto de jardim de infância. Caraterizado pela natureza qualitativa da investigação, o estudo faz uso de um questionário com questões abertas, construído no Microsoft Forms e distribuído por email, e é constituído por uma secção destinada à identificação dos participantes (com seis questões de escolha múltipla e uma questão de resposta aberta) e outra secção referente às conceções e práticas sobre STEM (com cinco questões de resposta aberta e uma de escolha). Para a análise de dados, recorreu-se à análise de conteúdo para a respetiva interpretação. Observa-se que os educadores de infância implicam, nas suas práticas, momentos de exploração de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (práticas STEM), mas tendem a não relacionar essas explorações, de forma explícita, diretamente com a abordagem STEM, pelo que se torna essencial que projetos, como o “OleaChain”, sejam desenvolvidos nos contextos educativos e contribuam para práticas mais inovadoras e mais próximas do dia a dia das crianças e jovens.
A investigação científica e as práticas em contexto de educação pré-escolar e do ensino do 1.º ciclo do ensino básico têm acompanhado o impacto da utilização de metodologias ativas e participativas no processo de ensino e aprendizagem e têm revelado a sua elevada eficácia no dia a dia de crianças e jovens. Nesta linha de pensamento, a abordagem STEM tem vindo a ganhar espaço e reconhecimento, num mundo cada vez mais científico e tecnológico, e a revelar-se uma a contribuição relevante para a educação da atualidade. Integrado no projeto OleaChain - Habilidades para sustentabilidade e inovação na cadeia de valor dos olivais tradicionais no Interior do Norte de Portugal, o presente estudo tem como objetivo principal recolher e analisar conceções dos educadores de infância de Portugal sobre o uso da abordagem STEM em contexto de jardim de infância. Caraterizado pela natureza qualitativa da investigação, o estudo faz uso de um questionário com questões abertas, construído no Microsoft Forms e distribuído por email, e é constituído por uma secção destinada à identificação dos participantes (com seis questões de escolha múltipla e uma questão de resposta aberta) e outra secção referente às conceções e práticas sobre STEM (com cinco questões de resposta aberta e uma de escolha). Para a análise de dados, recorreu-se à análise de conteúdo para a respetiva interpretação. Observa-se que os educadores de infância implicam, nas suas práticas, momentos de exploração de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (práticas STEM), mas tendem a não relacionar essas explorações, de forma explícita, diretamente com a abordagem STEM, pelo que se torna essencial que projetos, como o OleaChain, sejam desenvolvidos nos contextos educativos e contribuam para práticas mais inovadoras e mais próximas do dia a dia das crianças e jovens.
Education in its broad sense is an essential human right, but more than that, it plays the enabling right that gives legal power and capacity for the realization of all human rights. When the education systems collapse, peace, and productive societies, especially in basic education cannot be sustained. Education, due to the COVID-19 pandemic, experienced great disruption, creating the largest disruption of the educational systems, affecting nearly 1.6 billion learners through nationwide school closures among 190 countries. This paper explores to what extent COVID-19 disrupts education by analysing the Global reports, and the global educational organizations’ statistics such as UNESCO, UNICEF, and ICESCO and their visions about the COVID-19 pandemic. Moreover, this study explores the transformation of education during COVID-19 as a disruption period, and after the pandemic as its recovery period by shedding a light on what academic researchers predicted in their papers. Regarding this unexpected situation, this study intends to focus on the literature methodology to draw a clear image with numerical analysis and descriptive reviews of the changes that COVID-19 caused in the field of education. This paper comes to realise a profound loss of learning during the pandemic, and to give the essential measures that should apply to protect education and recover it.
Environmental education and its integration in educational contexts are currently
configured as a necessary asset. However, it is still perceived its absence at the pedagogical
and didactic level, especially concerning the contents/themes to be selected, the
methodologies to be used, as well as the relevance that should be given to the cognitive,
affective, behavioural, and attitudinal dimensions. In this communication we will report on a pedagogical experience carried out with children in the 4th grade of primary school, based
on the influence that children's literature has on changing attitudes, values, and behaviour
regarding environmental education. We started with the initial question "To what extent
does children's literature contribute to the evolution of ecological knowledge in children of
a 1st cycle primary school class?" and, focusing on the pedagogical intervention, we
established the following objectives (i) identify themes about environmental problems
present in the book "The Gnomes of Gnu, an ecological adventure" by Umberto Eco (2007);
and (ii) analyse the contribution of school education in the 1st Cycle of Basic Education to
the construction and development of environmental literacy skills. After the
implementation of this experience in context, supported by the above-mentioned children's
literature story, and after analysing the data collected from direct observation and field
notes, the results of the study seem to show that, globally, there was a sustaining of
children's attitudes and behaviours towards the environment. We also noticed that the story
developed in the children encouraged the development of a more sustained ecological
awareness
Este trabalho foi apoiado pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do
Projeto UIDB/05777/2020.
Este trabalho foi realizado no âmbito do Projeto "OleaChain: Competncias para a
sustentabilidade e inovação da cadeia de valor do olival tradicional no Norte Interior de
Portugal" (NORTE-06-3559-FSE-000188), operação de contratação de recursos
humanos altamente qualificados, financiado pelo NORTE 2020 através do Fundo Social
Europeu (FSE).
It is recognized that school contexts must form academically and humanly, assuming
shared responsibility with families. Since values are the basis for democratic coexistence,
it is assumed that educating with and for values implies understanding the other as a unique
individual, with their own specificities, educating for responsible citizenship. Reading,
particularly literary reading, is essential for the development of communication and
imagination skills. By increasing knowledge of the world, it stimulates creativity, cultural
and social development and reflection on values. This study is based on teaching-learning
experiences that were developed in classroom practices (research dimension in and about practices), seeking to understand what reflections of an axiological nature children make
from reading works of literature for children. For data collection, we used the technique of
direct and participant observation, using field notes, photographic records and children's
productions. We embarked on a descriptive analysis, resorting at times to quantification
and categorization of data, in order to better understand them. The data collected and
analyzed made it possible to verify that most children understood and reflected on the
corpus of selected works and expressed themselves about values, in processes of textual
comprehension. It was our concern to encourage critical thinking, helping children to
develop skills that allow them to reflect and act with autonomy and responsibility
Neste estudo analisa-se o desempenho de estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, na tradução da informação de um gráfico de barras agrupadas para uma tabela de dupla entrada, assim como na formulação de um comentário envolvendo dados dessa tabela. Participaram no estudo 30 estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, que se encontravam a frequentar o 1.º ou 2.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica, de uma Escola Superior de Educação situada no norte de Portugal. À entrada no curso os estudantes possuíam uma formação matemática variada, já que, para além de percursos formativos distintos no ensino secundário (cursos profissionais ou cursos científico humanísticos de diferentes áreas), alguns já tinham frequentado, no ensino superior, um curso técnico superior profissional ou um curso de licenciatura. Os dados do presente estudo foram obtidos através das respostas dadas pelos estudantes a uma tarefa envolvendo a construção de uma tabela de dupla entrada e a formulação de um comentário com dados dessa tabela. Em termos de resultados obtidos no estudo, salienta-se que cerca de um em cada três estudantes foi capaz de construir corretamente a tabela de dupla entrada e cerca de dois em cada três formulou um comentário compatível com os dados da tabela. Assim, a maior dificuldade experienciada pelos estudantes na construção da tabela de dupla entrada implica que esse conteúdo seja mais trabalhado durante a sua formação.
Neste estudo analisa-se o desempenho de estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, na tradução da informação de um gráfico de barras agrupadas para uma tabela de dupla entrada, assim como na formulação de um comentário envolvendo dados dessa tabela. Participaram no estudo 30 estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, que se encontravam a frequentar o 1.º ou 2.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica, de uma Escola Superior de Educação situada no norte de Portugal. À entrada no curso os estudantes possuíam uma formação matemática variada, já que, para além de percursos formativos distintos no ensino secundário (cursos profissionais ou cursos científico-humanísticos de diferentes áreas), alguns já tinham frequentado, no ensino superior, um curso técnico superior profissional ou um curso de licenciatura. Os dados do presente estudo foram obtidos através das respostas dadas pelos estudantes a uma tarefa envolvendo a construção de uma tabela de dupla entrada e a formulação de um comentário com dados dessa tabela. Em termos de resultados obtidos no estudo, salienta-se que cerca de um em cada três estudantes foi capaz de construir corretamente a tabela de dupla entrada e cerca de dois em cada três formulou um comentário compatível com os dados da tabela. Assim, a maior dificuldade experienciada pelos estudantes na construção da tabela de dupla entrada implica que esse conteúdo seja mais trabalhado durante a sua formação.
O contexto educativo é o lugar onde as crianças passam a maior parte dos seus dias, sendo também o ambiente onde elas irão manifestar as suas dúvidas, angústias, medos, e onde esperam, em parte, encontrar a compreensão e o apoio emocional para o seu sofrimento, aquando da manifestação de alguma perda. É essencial que os educadores/professores reconheçam que é necessário ter disponibilidade para comunicar com as crianças sobre a perda e a morte, ouvindo-as e respeitando-as, dando-lhes espaço para expressarem os seus sentimentos, emoções, dúvidas e questionamentos. O estudo que apresentamos investiga a questão da morte e da perda em contexto educativo, uma vez que se trata de uma realidade bem presente no quotidiano das crianças e que pode influenciar a sua forma de ser, estar, sentir, comunicar, interagir e participar no seu percurso de vida. Para a nossa investigação, realizada num grupo de Educação Pré-escolar (EPE) e numa turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), partimos da seguinte questão-problema: Considerando que a perda, a morte e o luto também fazem parte do quotidiano das crianças, como podem os educadores/professores integrar essa temática na prática educativa? e, para lhe darmos resposta(s), pensamos em sete objetivos, embora no âmbito deste texto, nos debrucemos apenas em dois deles, nomeadamente: (i) Compreender as perceções dos educadores/professores sobre situações em que as crianças passam por perda e luto, o impacto no seu desenvolvimento e a pertinência da integração da temática da morte, da perda e do luto na prática educativa; e (ii) Perceber como os educadores/professores integram a morte, a perda e o luto em contexto educativo. Optamos por uma investigação de natureza qualitativa e para darmos resposta(s) aos referidos objetivos elaboramos um inquérito por questionário com
cinco questões abertas, tendo sido criado na plataforma Google Forms, para ser preenchido por educadores/as e professores/as em exercício de funções em dois centros escolares. Para a análise e interpretação das questões abertas utilizamos a técnica de análise de conteúdo. Considerando a análise das várias questões, embora ainda se reconheça alguma relutância da parte de alguns profissionais, parece-nos que o discurso da maioria não demonstra insegurança na forma de abordar a temática da morte e da perda em contexto (pré)escolar, muito menos consideramos que agem como se nada tivesse acontecido às
crianças.
O contexto educativo é o lugar onde as crianças passam a maior parte dos seus dias, sendo também o ambiente onde elas irão manifestar as suas dúvidas, angústias, medos, e onde esperam, em parte, encontrar a compreensão e o apoio emocional para o seu sofrimento, aquando da manifestação de alguma perda. É essencial que os educadores/professores reconheçam que é necessário ter disponibilidade para comunicar com as crianças sobre a perda e a morte, ouvindo-as e respeitando-as, dando-lhes espaço para expressarem os seus sentimentos, emoções, dúvidas e questionamentos. O estudo que apresentamos, investiga a questão da morte e da perda em contexto educativo, uma vez que se trata de uma realidade bem presente no quotidiano das crianças e que pode influenciar a sua forma de ser, estar, sentir, comunicar, interagir e participar no seu percurso de vida. Para a nossa investigação, realizada num grupo de Educação Pré-escolar (EPE) e numa turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), partimos da seguinte questão-problema: Considerando que a perda, a morte e o luto também fazem parte do quotidiano das crianças, como podem os educadores/professores integrar essa temática na prática educativa? e, para lhe darmos resposta(s), pensamos em sete objetivos, embora no âmbito deste texto, nos debrucemos apenas em dois deles, nomeadamente: (i) Compreender as perceções dos educadores/professores sobre situações em que as crianças passam por perda e luto, o impacto no seu desenvolvimento e a pertinência da integração da temática da morte, da perda e do luto na prática educativa; e (ii) Perceber como os educadores/professores integram a morte, a perda e o luto em contexto educativo. Optamos por uma investigação de natureza qualitativa e para darmos resposta(s) aos referidos objetivos elaboramos um inquérito por questionário com cinco questões abertas, tendo sido criado na plataforma Google Forms, para ser preenchido por educadores/as e professores/as em exercício de funções em dois centros escolares. Para a análise e interpretação das questões abertas utilizamos a técnica de análise de conteúdo. Considerando a análise das várias questões, embora ainda se reconheça alguma relutância da parte de alguns profissionais, parece-nos que o discurso da maioria não demonstra insegurança na forma de abordar a temática da morte e da perda em contexto (pré)escolar, muito menos consideramos que agem como se nada tivesse acontecido às crianças.
O mundo atual enfrenta diversos desafios económicos, sociais e ambientais, dimensões
refletidas no tão almejado desenvolvimento sustentável (DS). Partindo destas preocupações
e com intuito de promover políticas e comportamentos que satisfaçam as necessidades das
gerações atuais, garantindo que as necessidades das gerações futuras não serão
comprometidas, a Organização das Nações Unidas definiu dezassete objetivos de
desenvolvimento sustentável (ODS). Conscientes do papel muito importante dos contextos
educativos para o desenvolvimento pessoal e social das crianças e dos docentes, faz parte
desses objetivos um conjunto de indicadores a serem explorados nos diferentes níveis de
educação e de ensino. Incluído no projeto “OleaChain - Habilidades para sustentabilidade
e inovação na cadeia de valor dos olivais tradicionais no Interior do Norte de Portugal”
que, além de outras ações, prevê o desenvolvimento de atividade de ensino e aprendizagem.
Nesse âmbito, este estudo tem como objetivo recolher e analisar conceções de educadores
de infância sobre o uso e a importância da sustentabilidade em contexto de jardim de
infância. Esta investigação, seguindo uma linha de natureza qualitativa, utiliza para a
recolha de dados um questionário de questões abertas, construído no Microsoft Forms e
distribuído por email. É constituído por uma secção destinada à identificação dos
participantes (com seis questões de escolha múltipla e uma questão de resposta aberta) e
outra secção referente às conceções e práticas de sustentabilidade (com duas questões de
escala de Likert e três questões de resposta aberta). Faz uso da análise de conteúdo para a
interpretação dos resultados. Os dados evidenciam referências dos educadores de infância
a ideias e práticas preocupadas com a sustentabilidade, que se traduzem por
comportamentos diários e propostas de experiências de ensino e aprendizagem na sala de
atividades, mas nem sempre é visível a devida importância que atribuem à sustentabilidade
alimentar.
O mundo atual enfrenta diversos desafios económicos, sociais e ambientais, dimensões refletidas no tão almejado desenvolvimento sustentável (DS). Partindo destas preocupações e com intuito de promover políticas e comportamentos que satisfaçam as necessidades das gerações atuais, garantindo que as necessidades das gerações futuras não serão comprometidas, a Organização das Nações Unidas definiu dezassete objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Conscientes do papel muito importante dos contextos educativos para o desenvolvimento pessoal e social das crianças e dos docentes, faz parte desses objetivos um conjunto de indicadores a serem explorados nos diferentes níveis de educação e de ensino. Incluído no projeto “OleaChain - Habilidades para sustentabilidade e inovação na cadeia de valor dos olivais tradicionais no Interior do Norte de Portugal” que, além de outras ações, prevê o desenvolvimento de atividade de ensino e aprendizagem. Nesse âmbito, este estudo tem como objetivo recolher e analisar conceções de educadores de infância sobre o uso e a importância da sustentabilidade em contexto de jardim de infância. Esta investigação, seguindo uma linha de natureza qualitativa, utiliza para a
recolha de dados um questionário de questões abertas, construído no Microsoft Forms e
distribuído por email. É constituído por uma secção destinada à identificação dos
participantes (com seis questões de escolha múltipla e uma questão de resposta aberta) e
outra secção referente às conceções e práticas de sustentabilidade (com duas questões de
escala de Likert e três questões de resposta aberta). Faz uso da análise de conteúdo para a
interpretação dos resultados. Os dados evidenciam referências dos educadores de infância
a ideias e práticas preocupadas com a sustentabilidade, que se traduzem por comportamentos diários e propostas de experiências de ensino e aprendizagem na sala de atividades, mas nem sempre é visível a devida importância que atribuem à sustentabilidade alimentar.
O paradigma assente na aprendizagem ao longo da vida ganhou um sentido ímpar nas
sociedades contemporâneas, em que a formação contínua de professores emerge com uma
importância acrescida. Neste enquadramento, a presente comunicação pretende dar a
conhecer as necessidades e as expectativas de 40 professores, relativamente a um programa
de formação contínua na área das Ciências Naturais e da Biologia, em contexto de
cooperação. As instituições envolvidas abrangem São Tomé e Príncipe (STP) e Portugal
no âmbito do Programa de Apoio Integrado ao Sistema Educativo de São Tomé e Príncipe
(PAISE-STP). Os dados são referentes ao 2.º ano de implementação do referido programa,
que se situa entre outubro de 2021 e junho de 2022. Envolveu no total 40 professores, 2
formadores e uma assessora no domínio da educação em ciências. Pretende-se dar a
conhecer as evidências recolhidas através do recurso utilizado, para refletir sobre a
formação posta em prática. Os primeiros resultados evidenciam que os professores sentem
como maiores dificuldades/constrangimentos aspetos didático-pedagógicos, relacionados
com as metodologias usadas em sala de aula, bem como o papel desempenhado pelo
professor e pelos alunos.
O paradigma assente na formação ao longo da vida ganhou um sentido ímpar nas sociedades contemporâneas,
em que a formação de professores emerge com uma importância acrescida. Neste sentido,
são várias as agendas políticas internacionais que apelam para a consciencialização da qualificação
dos professores como imperativo para o desenvolvimento dos países. São Tomé e Príncipe (STP) não
foge à regra e a Estratégia Continental para a Educação em África (2016-2025), no elencar dos vários
objetivos, realça a importância da capacitação dos professores de forma a assegurar a sua qualidade a
vários níveis. A agenda 2030 das Nações Unidas reforça essa necessidade, colocando a tónica na cooperação
internacional, com o desígnio de aumentar o número de professores qualificados. Neste sentido, a
presente comunicação pretende dar a conhecer as necessidades e expetativas de 40 professores, relativamente
a um programa de formação contínua na área das Ciências Naturais e da Biologia, em contexto
de cooperação. As instituições envolvidas abrangem STP e Portugal no âmbito do Programa de Apoio
Integrado ao Sistema Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP). Os dados são referentes ao
2.º ano de implementação do referido programa, que se situa entre outubro de 2021 e junho de 2022.
A formação aconteceu em regime presencial para os formandos de São Tomé e em regime online para
os formandos da Ilha do Príncipe. Envolveu, no total, 40 professores e 2 formadores (um agente de
cooperação de nacionalidade portuguesa e um agente local de nacionalidade santomense), tendo ainda
a assessoria de uma investigadora da área da educação em ciências de uma universidade portuguesa.
As estratégias utilizadas basearam-se nas do ano anterior e pretende dar-se a conhecer a análise de
um dos recursos postos em prática. O recurso tinha a finalidade de os professores refletirem sobre as
suas práticas letivas de Ciências Naturais e Biologia, identificando os pontos fortes, os pontos fracos
e ponderassem sobre o que mudar e de que forma. O trabalho foi desenvolvido em grupo, depois de
uma apresentação multimédia sobre as perspetivas atuais da educação em ciência, enfatizando questões
relacionadas com esta temática no processo de ensino e aprendizagem. Os primeiros resultados
evidenciam a necessidade de formação contínua por parte dos professores envolvidos na formação. Tal
facto vem reforçar a importância da cooperação na formação ao longo da vida e no caso específico na
formação de professores.
Reconhece-se que os contextos escolares devem formar académica e humanamente, assumindo responsabilidade partilhada com as famílias. Sendo os valores a base para uma convivência democrática, assume-se que educar com e para os valores implica entender o outro como um indivíduo único, com especificidades próprias, educando para uma cidadania responsável. A leitura, particularmente a leitura literária, é fundamental para o desenvolvimento das competências de comunicação e de imaginação. Ao aumentar o conhecimento do mundo, estimula a criatividade, o desenvolvimento cultural e social e a
reflexão acerca de valores. Este estudo parte de experiências de ensino-aprendizagem que se desenvolveram em práticas de sala (dimensão da investigação nas e sobre as práticas), procurando compreender que reflexões de natureza axiológica as crianças fazem a partir da leitura de obras da literatura para a infância (LpI). Para a recolha de dados recorremos à técnica de observação direta e participante, usando notas de campo, registos fotográficos e produções das crianças. Enveredamos por uma análise descritiva, recorrendo em alguns momentos à quantificação e à categorização dos dados, no sentido de melhor poderem ser
entendidos. Os dados recolhidos e analisados permitiram verificar que a maioria das crianças entendeu e refletiu acerca do corpus das obras selecionadas e expressou-se sobre valores, em processos de compreensão textual. Foi nossa preocupação fomentar o pensamento crítico, ajudando as crianças a desenvolverem competências que lhes possibilitem refletir e agir com autonomia e responsabilidade.
Reconhece-se que os contextos escolares devem formar académica e humanamente, assumindo responssabilidade partilhada com as famílias. Sendo os valores a base para uma convivência democrática, assume-se que educar com e para os valores implica entender o outro como um indivíduo único, com especificidades próprias, educando para uma cidadania responsável. O educador de infância e o professor do ensino básico assumem um papel preponderante neste processo. O livro literário, enquanto ferramenta pedagógica, assume potencialidades formativas, permitindo à criança conhecer, fazer, interagir e ser. A leitura, particularmente a leitura literária, é fundamental para o desenvolvimento das competências de comunicação e de imaginação. Ao aumentar o conhecimento do mundo, estimula a criatividade, o desenvolvimento cultural e social e a reflexão acerca de valores. Desenvolvemos este estudo no sentido de perceber como os valores presentes em obras de literatura para a infância são entendidos por crianças a frequentar o jardim de infância e o 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Selecionámos duas obras para o contexto de Educação Pré-escolar: Obrigado a Todos!, de Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho, e Todos fazemos tudo, de Madalena Matoso. No 1.º CEB, selecionámos também duas obras: O beijo da palavrinha, de Mia Couto e Danuta Wojciechowska, e Os direitos das crianças, de Luísa Ducla Soares e Daniela Lomba. Esta investigação parte de experiências de ensino-aprendizagem que se desenvolveram em práticas de sala (dimensão da investigação nas e sobre as práticas), procurando compreender que reflexões de natureza axiológica as crianças fazem a partir da leitura das obras referidas. Para a recolha de dados, optámos por recorrer à técnica de observação direta e participante, usando notas de campo, registos fotográficos e produções das crianças. Enveredámos por uma análise descritiva, recorrendo em alguns momentos à quantificação e à categorização
dos dados, no sentido de melhor poderem ser entendidos. Os dados recolhidos e analisados permitiram
ouvir o que as crianças têm a dizer, acerca das obras, sendo que lhes foi dado tempo e espaço para refletir. Verificámos que a maioria das crianças entendeu e refletiu acerca do corpus das obras selecionadas e expressou-se sobre valores, em processos de compreensão textual. Foi nossa preocupação fomentar um pensamento crítico, ajudando as crianças a desenvolver as suas competências para refletir e agir com autonomia e responsabilidade.
Scientific research and classroom practices have accompanied the impact of the use of active and participatory methodologies in the teaching and learning process and have revealed their high effectiveness in the daily lives of children and young people. In this line of thought, the STEM approach has been gaining space and recognition in an increasingly scientific and technological world and proving to be a relevant contribution to education today. Integrated into the project OleaChain - Skills for sustainability and innovation in the value chain of traditional olive groves in the Northern Interior of Portugal, this study aims to collect and analyze conceptions of Portuguese kindergarten teachers about the use of the STEM approach in kindergarten contexts. Characterized by the qualitative nature of the research, the study makes use of a questionnaire with open questions, built-in Microsoft Forms and distributed by email, and is composed of a section for the identification of the participants (with six multiple-choice questions and one open-ended question) and another section concerning the conceptions and practices about STEM (with five open-ended questions and one open-ended question). For data analysis, content analysis was used for interpretation. It was observed that early childhood educators involve moments of exploration of science, technology, engineering, and mathematics (STEM practices) in their practices, but they tend not to relate these explorations directly and explicitly to the STEM approach, which makes it essential for projects such as OleaChain to be developed in educational settings and contribute to more innovative practices that are closer to the daily lives of children and young people.
The educational context is the place where children spend most of their days, and is also
the environment where they will express their doubts, anguishes, fears, and where they
expect, in part, to find understanding and emotional support for their suffering in the
event of a loss. It is essential that educators/teachers recognize that it is necessary to be
available to communicate with children about loss and death, listening and respecting
them, giving them space to express their feelings, emotions, doubts and questions. The
study we present investigates the issue of death and loss in an educational context, since it
is a reality that is very present in children's daily lives and that may influence their way of
being, being, feeling, communicating, interacting and participating in their life path. For
our research, carried out in a Pre-school Education (EPE) group and in a 1st year class of
the 1st cycle of basic education (1st CEB), we started with the following questionproblem:
Considering that loss, death and mourning are also part of children's daily life,
how can educators/teachers integrate this theme in their educational practice? (i) To
understand the perceptions of educators/teachers about situations in which children
experience loss and mourning, the impact on their development and the relevance of
integrating the theme of death, loss and mourning in educational practice; and (ii) To
understand how educators/teachers integrate death, loss and mourning in the educational
context. We opted for a qualitative research and, in order to meet these objectives, we
developed a questionnaire survey with five open-ended questions, created in the Google
Forms platform, to be filled in by educators and teachers working in two school centers.
For the analysis and interpretation of the open-ended questions, we used the content
analysis technique. Considering the analysis of the various questions, although some
reluctance is still recognized on the part of some professionals, it seems to us that the
discourse of most professionals does not demonstrate insecurity in the way of
approaching the theme of death and loss in (pre)school contexts, much less do we
consider that they act as if nothing has happened to the children.
The paradigm based on lifelong learning has gained a unique meaning in contemporary
societies, in which the continuing education of teachers emerges with increased
importance. In this context, this communication intends to present the needs and
expectations of 40 teachers, regarding a continuous training program in the area of Natural
Sciences and Biology, in a context of cooperation. The institutions involved include STP and Portugal within the scope of the Integrated Support Program for the Educational
System of São Tomé and Príncipe (PAISE-STP). The data refer to the 2nd year of
implementation of the aforementioned program, which takes place between October 2021
and June 2022. It involved a total of 40 teachers, 2 trainers and an advisor in the field of
science education. It is intended to make known the evidence collected through the resource
used, to reflect on the training put into practice. The first results show the need for
continuous training on the part of the teachers involved. This fact reinforces the importance
of cooperation in lifelong training and in the specific case in teacher training
Today's world faces several economic, social and environmental challenges, dimensions
reflected in the much desired sustainable development (SD). Based on these concerns and
in order to promote policies and behaviors that meet the needs of current generations,
ensuring that the needs of future generations will not be compromised, the United Nations
has defined seventeen Sustainable Development Goals (SDGs). Aware of the very
important role of educational settings for the personal and social development of children
and teachers, these goals include a set of indicators to be explored at different levels of
education and teaching. Included in the project “OleaChain - Skills for sustainability and
innovation in the value chain of traditional olive groves in Portugal's Northern Interior”
which, besides other actions, foresees the development of teaching and learning activities.
This study aims to collect and analyze conceptions of kindergarten teachers about the use
and importance of sustainability in a kindergarten context. This research, following a
qualitative nature, uses for data collection an open-ended questionnaire, built in Microsoft
Forms and distributed by email. It consists of a section for participant identification (with
six multiple-choice questions and one open-ended question) and another section on
sustainability conceptions and practices (with two Likert scale questions and three openended
questions). It makes use of content analysis for the interpretation of the results. The
data show references from the kindergarten teachers to ideas and practices concerned with
sustainability, which are translated into daily behaviors and proposals of teaching and
learning experiences in the activity room, but the importance they give to food
sustainability is not always visible
É indiscutível que a situação pandémica, numa inusitada cobertura mundial, condicionou, condiciona e condicionará múltiplas dimensões das nossas vidas nos tempos (mais ou menos) próximos. Esta situação tem exigido esforços redobrados a todos os setores da sociedade para enfrentar circunstâncias ainda mais incertas, complexas e, certa- mente, desafiantes.
O INCTE, Encontro Internacional de Formação na Docência, tem vindo a mobilizar a comunidade científica e profissional para dar respostas adequadas aos sucessivos desafios a ultrapassar. Por isso, cá estamos de novo (de forma presencial ou de forma virtual) para retomar as nossas partilhas, discussões e reflexões, seguramente necessárias e importantes nestes momentos tão exigentes.
O INCTE’22, já na sua 6.a edição, como Encontro com afirmação nacional e internacional, está empenhado, mais uma vez, na prossecução dos seus principais objetivos:
• Problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de educadores e professores;
• Debater propostas didáticas inovadoras no âmbito da formação para a docência;
• Refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos;
• Analisar o contributo da formação na dinamização das instituições;
• Aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento;
• Debater práticas de formação no ensino superior.
Além disso, o INCTE continua a centrar a edição deste ano na temática da investigação em educação, no sentido de realçar o papel do educador ou professor investigador nas suas vertentes praxiológica e epistemológica. Reafirmamos, assim, que o INCTE’22, subordinado ao tema Incertezas e desafios na investigação em educação, incorpora uma visão de investigação em educação multidimensional, multimetódica e plurivocal, numa perspetiva de compromisso e responsabilidade compartilhada de todos, investigadores educacion- ais, educadores e professores. Sintam-se muito bem-vindos em Bragança, presencial ou virtualmente.