Refinamento da informação de atlas de distribuição de espécies com base na heterogeneidade da paisagem e modelos de regressão logística múltipla Conference Paper uri icon

abstract

  • O carácter sistemático e amplo dos atlas de distribuição de espécies fazem deles ferramentas incontornáveis na avaliação da biodiversidade a grande escala, sobretudo às escalas nacional e transnacional. No entanto, para a gestão da paisagem à escala regional, no planeamento de infraestruturas ou ações de conservação da natureza por exemplo, a sua utilização requer o desenvolvimento de metodologias de downscaling. Recorrendo a modelos de regressão logística múltipla, este trabalho estimou o habitat potencial de três mamíferos de grande valor para a conservação da natureza numa área transfronteiriça com 10000 quilómetros quadrados que abrange, entre outras áreas protegidas, o Parque Natural de Montesinho e o Parque do Douro Internacional em Portugal, e o Parque Natural del Lago de Sanabria em Espanha. Mediante a análise estatística referida, relacionou‐se a presença/ausência do lobo, da lontra e da toupeira‐de‐água nas correspondentes quadrículas de 10x10 km do respetivo atlas de distribuição com a heterogeneidade da ocupação do solo evidenciada por deteção remota (Landsat ETM+) e estimada por métricas da paisagem (FRAGSTATS). Os resultados permitiram refinar a informação relativa às espécies em estudo constante nos atlas, cartografando de forma discriminada o potencial das respetivas áreas de distribuição, com níveis de significância similares aos de estudos análogos. Com base nestes resultados, discutem‐se várias das limitações do modelo, apontando desde já como linhas de trabalho para o futuro, a análise da sensibilidade dos modelos à alteração de escala, tanto a inerente ao número de classes de ocupação, como ao detalhe mínimo considerado e relacionado com cada espécie. Conclui‐se que a cartografia obtida aporta bases importantes para futuros trabalhos de monitorização e gestão de habitats e corredores ecológicos, bem como para avaliar o impacte de infraestruturas de transporte e produção de energia, tanto das já construídas, com aquelas em construção ou em projeto.

publication date

  • January 1, 2013