Pretende-se com este capítulo, refletir acerca do processo do envelhecimento gratificante, o qual inclui a
satisfação com a vida, o bem estar geral, a felicidade e os afetos. O envelhecer é um processo dinâmico,
progressivo e inevitável, ocorre de forma natural, gradual, previsível e irreversível, sendo comum a todos,
porém não é homogéneo, provocando não só mudanças e transformações ao longo da vida, envolvendo
também diferenciação, crescimento e desenvolvimento do indivíduo. Nesta perspetiva multidimensional,
o processo de envelhecer decorre da correlação de múltiplos processos de desenvolvimento, sendo
influenciado por diversos fatores (biológicos, sociais e psicológicos) que interagem de modo constante. O
conceito de envelhecimento gratificante é um termo por nós usado quando nos referimos ao processo de
envelhecimento. Este conceito agrega a ideia do processo de envelhecer como uma experiência positiva,
uma vida mais longa, acompanhada de oportunidades contínuas de saúde, participação e segurança. Esta
ideia encontra sintonia no conceito de Envelhecimento Ativo, proposto pela Organização Mundial da
Saúde, na década de 90, adotando o termo “envelhecimento ativo” para identificar o envelhecimento
como um processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo
de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem. O envelhecer de forma ativa e
gratificante apoia-se no reconhecimento dos direitos humanos das pessoas mais velhas e nos princípios
de independência, participação, dignidade, assistência e autorrealização estabelecidos pela Organização
das Nações Unidas. Com a emergência da Gerontologia, e enquanto docentes do curso de licenciatura em
Gerontologia e do curso de mestrado em Envelhecimento Ativo, temos investigado aspetos positivos do
envelhecimento saudável e gratificante e o potencial para o desenvolvimento de estratégias adaptativas
bem-sucedidas. Parece-nos urgente olharmos para os mais velhos como sujeitos capazes de vivenciarem
sentimentos de autorrealização e de felicidade. É baseado nesta premissa que orientamos a nossa prática
pedagógica e a nossa prática clínica, enquanto especialistas em Psicogerontologia, refletindo-se a mesma
na organização deste capítulo.
This chapter aims to reflect on the process of gratifying ageing, which includes life satisfaction, general
well-being, happiness, and affections. Ageing is a dynamic, progressive, and inevitable process, occurring
naturally, gradually, predictably, and irreversibly, being common to everyone. However, it is not
homogeneous, causing not only changes and transformations throughout life, but also involving
differentiation, growth, and development of the individual. From this multidimensional perspective, the
ageing process is the result of the correlation of multiple development processes, being influenced by
several factors (biological, social, and psychological) that interact constantly. The concept of gratifying
ageing is a term we use when referring to the ageing process. This concept adds the idea of the ageing
process as a positive experience, a longer life, accompanied by continuous opportunities for health,
participation, and safety. This idea is in line with the concept of Active Ageing, proposed by the World
Health Organization in the 1990s, adopting the term “active ageing” to identify ageing as a process of
optimizing opportunities for health, participation, and safety, with the goal of improving quality of life as
people age. Active and fulfilling ageing is based on the recognition of the human rights of older people
and the principles of independence, participation, dignity, care, and self-fulfillment established by the
United Nations. With the emergence of Gerontology, and as faculty members of the Gerontology undergraduate degree and the master’s degree in Active Ageing, we have been studying positive aspects
of healthy and rewarding ageing and the potential for the development of successful adaptive strategies.
We consider of great urgency to look at the elderly as individuals capable of experiencing feelings of selfrealization
and happiness. This is the premise that guides our pedagogical and clinical practice, as
specialists in Psycho-gerontology, and this is reflected in the organization of this chapter.