Análise das práticas e dos comportamentos de liderança nos alunos do ensino superior: o caso da população estudantil do Instituto Politécnico de Bragança Conference Paper uri icon

abstract

  • A temática da liderança tem sido alvo de um interesse crescente e de bastante investigação quer nas organizações públicas quer nas privadas, sobretudo desde as últimas décadas do século passado. Instituições de Ensino Superior têm incluído nos seus currículos competências de liderança de modo a preparem melhor os seus alunos para o mercado de trabalho. Estudos recentes provam a actualidade do tema (e.g. Cresse et al., 2003; Kouzes e Posner, 2005; Turrentine, 2001). Esta investigação, de carácter quantitativo, pretende descrever e analisar as práticas e os comportamentos de liderança dos alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Na recolha de dados foi utilizado o (Student) Leadership Practices Inventory (LPI), um instrumento de 30 itens, desenvolvido por Kouzes e Posner (2006b, que avalia as práticas de liderança em cinco domínios e sete questões para caracterizar a amostra. O questionário, com probabilidade de resposta igual para todos os inquiridos, foi administrado por correio electrónico, durante o mês de Janeiro de 2009, a uma amostra aleatória que incluiu 133 indivíduos. Os dados recolhidos foram tratados e analisados com recurso ao software estatístico SPSS 16.0 (Statistical Package for Social Sciences). A análise dos resultados indica que a prática de liderança utilizada pelo maior número de alunos do IPB é “habilitar a agir”. Verificou-se, ainda, que existem diferenças significativas nas práticas de liderança quanto ao género, à idade e quanto ao exercício de uma actividade profissional.

publication date

  • January 1, 2009