Actividades de Marketing e Orientação para o Mercado: efeitos ao nível económico-financeiro nas Micro e PME dos distritos de Vila Real e Bragança
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resumo
O grau de orientação para o mercado do meio empresarial tem suscitado um grande
interesse, ao longo dos últimos anos, ocupando um lugar de destaque ao nível da
formulação da estratégia de marketing. A constante mutação e desenvolvimento do
ambiente económico tem acentuado o interesse na investigação empírica neste
domínio nos mais variados contextos. Com o intuito de colaborar com a importância
deste tema, o presente estudo apresenta uma investigação sobre o marketing, a
intensidade competitiva, a turbulência de mercado e o grau de orientação para o
mercado como alguns dos factores condicionantes da performance económico-financeira
das micro e pequenas e médias empresas dos distritos de Vila Real e de
Bragança.
A primeira parte aborda de uma forma teórica os conceitos relacionados com esta
temática e foi desenvolvida através de uma revisão bibliográfica onde se procuraram
identificar e analisar as várias perspectivas existentes bem como as verificações
empíricas mais relevantes.
A segunda parte foi desenvolvida em função do trabalho empírico que resultou da
recolha de dados primários através de entrevistas a administradores das empresas
contactadas. Através da investigação foi possível caracterizar o tecido empresarial da
região, identificar os tipos de acções de marketing desenvolvidos pelas empresas
constantes da amostra, analisar o grau de orientação para o mercado revelado pelos
decisores e avaliar o impacto da aplicação destes instrumentos no desempenho
económico-financeiro das empresas.
As conclusões mais relevantes desta investigação centram-se na verificação de que: o marketing é visto como um acessório que não tem merecido por parte das
empresas uma atenção consubstanciada em acções efectivas que se possam
considerar estratégicas; a intensidade competitiva e a turbulência de mercado influenciam a
performance; o processo de geração de informação de mercado, tido como um dos preceitos de um comportamento orientado para o mercado, apresenta uma relação
positiva com o desempenho económico-financeiro das empresas.