Literacia em alzheimer: uma realidade com familiares/ cuidadores informais
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A doença de Alzheimer é atualmente a maior causa de dependência em idosos e traduz-se na necessidade de cuidados permanentes. É uma doença degenerativa e a forma mais comum de demência. A literacia da pessoa com doença de Alzheimer constitui uma preocupação atual. Os familiares que cuidam de pessoas idosas doentes, em casa, devem estar informados, treinados e preparados no sentido de agir com segurança e maior qualidade quando cuidam. Objetivos: Avaliar os conhecimentos sobre alzheimer em cuidadores informais. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e transversal. Foi aplicado um questionário online a familiares e cuidadores de doentes com diagnóstico de Alzheimer. Foi aplicada uma escala de conhecimentos sobre a doença de alzheimer (Brian, Carpenter, Balsis, Otilingam, Hansan& Gatz, 2009) com 30 questões. Resultados: A amostra incluiu 31 cuidadores do Nordeste Transmontano. O grupo etário mais prevalente foi o dos 40-60 anos (51,6%), casados ou em união de facto foram 83,8%, sendo que 45,1% tinham como formação académica o curso superior. Os filhos são os principais cuidadores (45,1%). O estado de saúde dos cuidadores mais referenciado foi como “razoável” (58%). A média de percentagens de questões erradas nas diferentes categorias foram: impacto na vida do doente (25,6%); fatores de risco (35%), sintomas (11%,) tratamento (23,5%), ser cuidador (38,8%) avaliação e diagnóstico (29%), e por último, desenvolvimento e presença da doença. 21,5%. Conclusão: Cuidar implica aprendizagem, competências e dedicação. Os resultados sugerem que a categoria “ser cuidador” é aquela que revela mais lacunas. Esta realidade sugere reflexão no sentido da necessidade de apoio por parte dos serviços de saúde. Investir na formação de cuidadores através de grupos de psicoeducação, poderá aumentar a capacitação dos cuidadores. Esta contribuirá para a melhoria dos cuidados e diminuição da exaustão do cuidador.