Conservação do solo: experiência e reflexões sobre duas décadas de ensino na Escola Superior Agrária de Bragança, Portugal
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Em resposta a estímulos e necessidades determinadas por razões de mercado ou de
segurança alimentar, em muitas áreas do globo o recurso solo foi e vem sendo sujeito a
condições de uso depressoras das suas qualidades e funções nos ecossistemas. A
degradação dos solos está, em inúmeros casos, directamente associada à conversão das
terras a usos agrários, e a investigação neste tema sempre teve como enfoque especial os
agrossistemas. Na mesma linha se foi consolidando o corpo de conhecimentos sobre métodos,
técnicas e estratégias de conservação do solo, que são parte essencial da formação
agronómica, seguindo os mais elementares princípios do vasto domínio da Agroecologia. Mais
consequentes serão as competências específicas adquiridas no tema da conservação do solo
quando integradas na formação superior ou pós-graduada, tendo em conta a importância que
os técnicos deste nível têm na aplicação prática daqueles princípios na acção, na gestão e no
planeamento para sistemas mais sustentáveis de agricultura.
Na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, embora sempre presente,
o tema evoluiu, seja na atitude pedagógica, seja nos programas ou nos currículos das
formações aqui ministradas. É esse percurso, para o qual os autores contribuíram, objecto de
análise neste trabalho, elaborado com o objectivo de apresentar essa experiência de mais de
duas décadas, e as reflexões que suscita, entendidas como pertinentes para os desafios
emergentes nas sociedades actuais no que ao uso sustentável dos recursos diz respeito
O solo e elemento central dos ecossistemas e recurso natural nao renovavel a escala da
vida humana .
Em resposta a estimulos e necessidades determinadas par razoes de mercado au de
seguranya alimentar, em muitas areas do globo este recurso foi e vem sendo sujeito a
condiyoes de uso destruidoras au depreciativas da sua qualidade e das suas funyoes nos
ecossistemas. Na verdade, a degradayao dos solos esta, em inumeros casas, directamente
associada a conversao das terras a usos agrarios, e a investigayao sabre degradayao dos
solos sempre teve como enfoque especial os agrossistemas. Na mesma linha se foi
consolidando 0 corpo de conhecimentos sabre metodos, tecnicas e estrategias de conservayao
do solo, que sao parte essencial da formayao agronomica, em obediencia, de resto, aos mais
elementares principios do vasto dominio da Agroecologia. Mais consequentes serao ainda
essas competencias especificas quando integradas na formayao superior ou pos-graduada,
tendo em conta a importancia que as tecnicos deste nivel tem na aplicay80 pratica daqueles
principios na aCyao, na gestao e no planeamento para sistemas mais sustentaveis de
agricultura.
Na Escola Superior Agraria do Instituto Politecnico de Braganya, 0 tema sempre esteve
presente, progredindo ao Ion go do tempo da simples atitude pedagogica, para os programas e
finalmente para as curriculos das formayoes aqui ministradas. Eo esse percurso, para a qual as
auto res deram contributo, objecto de analise neste trabalho, elaborado com 0 objectivo de
apresentar, na sequencia da correspondente apreciayao critica, reflexoes sabre essa
experiencia de mais de duas decadas, que se entendem pertinentes para as desafios
emergentes nas sociedades actuais no que ao usa sustentavel dos recursos diz respeito