Conservação do solo: experiência e reflexões sobre duas décadas de ensino na Escola Superior Agrária de Bragança, Portugal Conference Paper uri icon

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  • Em resposta a estímulos e necessidades determinadas por razões de mercado ou de segurança alimentar, em muitas áreas do globo o recurso solo foi e vem sendo sujeito a condições de uso depressoras das suas qualidades e funções nos ecossistemas. A degradação dos solos está, em inúmeros casos, directamente associada à conversão das terras a usos agrários, e a investigação neste tema sempre teve como enfoque especial os agrossistemas. Na mesma linha se foi consolidando o corpo de conhecimentos sobre métodos, técnicas e estratégias de conservação do solo, que são parte essencial da formação agronómica, seguindo os mais elementares princípios do vasto domínio da Agroecologia. Mais consequentes serão as competências específicas adquiridas no tema da conservação do solo quando integradas na formação superior ou pós-graduada, tendo em conta a importância que os técnicos deste nível têm na aplicação prática daqueles princípios na acção, na gestão e no planeamento para sistemas mais sustentáveis de agricultura. Na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, embora sempre presente, o tema evoluiu, seja na atitude pedagógica, seja nos programas ou nos currículos das formações aqui ministradas. É esse percurso, para o qual os autores contribuíram, objecto de análise neste trabalho, elaborado com o objectivo de apresentar essa experiência de mais de duas décadas, e as reflexões que suscita, entendidas como pertinentes para os desafios emergentes nas sociedades actuais no que ao uso sustentável dos recursos diz respeito
  • O solo e elemento central dos ecossistemas e recurso natural nao renovavel a escala da vida humana . Em resposta a estimulos e necessidades determinadas par razoes de mercado au de seguranya alimentar, em muitas areas do globo este recurso foi e vem sendo sujeito a condiyoes de uso destruidoras au depreciativas da sua qualidade e das suas funyoes nos ecossistemas. Na verdade, a degradayao dos solos esta, em inumeros casas, directamente associada a conversao das terras a usos agrarios, e a investigayao sabre degradayao dos solos sempre teve como enfoque especial os agrossistemas. Na mesma linha se foi consolidando 0 corpo de conhecimentos sabre metodos, tecnicas e estrategias de conservayao do solo, que sao parte essencial da formayao agronomica, em obediencia, de resto, aos mais elementares principios do vasto dominio da Agroecologia. Mais consequentes serao ainda essas competencias especificas quando integradas na formayao superior ou pos-graduada, tendo em conta a importancia que as tecnicos deste nivel tem na aplicay80 pratica daqueles principios na aCyao, na gestao e no planeamento para sistemas mais sustentaveis de agricultura. Na Escola Superior Agraria do Instituto Politecnico de Braganya, 0 tema sempre esteve presente, progredindo ao Ion go do tempo da simples atitude pedagogica, para os programas e finalmente para as curriculos das formayoes aqui ministradas. Eo esse percurso, para a qual as auto res deram contributo, objecto de analise neste trabalho, elaborado com 0 objectivo de apresentar, na sequencia da correspondente apreciayao critica, reflexoes sabre essa experiencia de mais de duas decadas, que se entendem pertinentes para as desafios emergentes nas sociedades actuais no que ao usa sustentavel dos recursos diz respeito

publication date

  • January 1, 2011