Este trabalho debruça-se sobre o estudo integrado de empresas funcionando em controle de produção Just-in-time (JIT).
É óbvio que uma empresa cliente tem vantagens em que os seus fornecedores façam as entregas de materiais ou componentes apenas no momento em que estes são necessários para a produção, isto é, "Just-in-time". No entanto, embora os fornecedores possam também beneficiar duma tal estratégia de fornecimento, muitos suspeitam que seja economicamente desvantajosa. Parece que a influência e interacção entre os membros ou entidades intervenientes no sistema integrado de produção e fornecimento JIT não é convenientemente compreendida.
Nesta dissertação estuda-se esta influência. Para tal é utilizada uma abordagem de estudo que utiliza modelos analíticos e de simulação por computador. A linguagem de simulação utilizada é o ECSL (Extended Control and Simulation Language).
Foi desenvolvido um modelo analítico representativo dos custos inerentes ao fornecimento JIT entre o cliente e um fornecedor. Este modelo, assim como o de simulação desenvolveram-se com base nos modelos de Golhar e Sarker (1992), Hahm e Yano (1992) e Burns et al (1985).
Os modelos desenvolvidos permitem analisar o comportamento dos custos do fornecedor, do cliente e do transporte no sistema de entrega JIT, face à variação dos factores que o influenciam. Estes incluem o número de fornecedores da rede de fornecimento, a frequência de fornecimento, distâncias percorridas, tipo de transporte, relacionamento entre a produção e a expedição e abordagem à produção do fornecedor. O modelo de simulação permite, ainda, avaliar o efeito de um conjunto de variações controladas, de factores de configuração e funcionamento do sistema integrado de produção e fornecimento.
Os modelos, analítico e de simulação, podem ser vistos, também, como instrumentos de apoio à decisão, porque permitem por um lado, verificar se o fornecimento JIT é vantajoso para os intervenientes e, por outro, estabelecer os valores apropriados dos parâmetros do sistema integrado de produção e de fornecimento em JIT.
Da análise dos resultados obtidos no estudo conclui-se que as vantagens dos fornecedores no fornecimento JIT dependem da configuração operacional e física do sistema de produção e distribuição traduzida, principalmente, em termos da frequência de fornecimento, da frota e estratégia de transporte, do relacionamento entre o ciclo de produção do fornecedor e o de expedição ditado pelo cliente, das distâncias a percorrer entre o cliente e os fornecedores e da abordagem à produção nos fornecedores, nomeadamente produção para stock ou Just-in-time.