Determinantes da performance empresarial associadas ao marketing em ambiente business-to-business
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resumo
O presente estudo tem como objetivo principal analisar a perceção dos gestores
de empresas portuguesas relativamente à influência das capacidades de marketing e
dos elementos do marketing relacional no seu nível de inovação e, consequentemente,
na sua performance, em contexto business-to-business, nas regiões do Minho e de Trás-
-os-Montes. Para tal, recorreu-se a uma metodologia quantitativa através da aplicação
de um questionário a empresas com código de atividade económica (CAE) de índole
industrial. Do universo total de 10 354 empresas, obteve-se uma amostra de 234 res-
postas válidas (182 da região do Minho e 52 da região de Trás-os-Montes), a qual serviu
de base à estimação de um modelo de equações estruturais, usando o software IBM
Amos v26.0. Foram formuladas e testadas cinco hipóteses, devidamente fundamenta-
das através de uma prévia revisão da literatura científica: i) as capacidades de marketing
influenciam positivamente a inovação; ii) o marketing relacional influencia positivamen-
te a inovação; iii) a inovação influencia positivamente a performance empresarial; iv) as
capacidades de marketing influenciam positivamente a performance empresarial; v) o
marketing relacional influencia positivamente a performance empresarial. Os resulta-
dos confirmaram que as capacidades de marketing e o marketing relacional influenciam
positivamente e de forma direta, quer a inovação, quer a performance empresarial. Por
outro lado, não foi possível verificar qualquer relação entre a inovação e a performance
empresarial, no contexto deste estudo. Verificou-se, desta forma, que a inovação não
exerce efeito mediador na relação entre as capacidades de marketing e a performance
e na relação entre o marketing relacional e a performance.