Determinantes da performance empresarial associadas ao marketing em ambiente business-to-business Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • O presente estudo tem como objetivo principal analisar a perceção dos gestores de empresas portuguesas relativamente à influência das capacidades de marketing e dos elementos do marketing relacional no seu nível de inovação e, consequentemente, na sua performance, em contexto business-to-business, nas regiões do Minho e de Trás- -os-Montes. Para tal, recorreu-se a uma metodologia quantitativa através da aplicação de um questionário a empresas com código de atividade económica (CAE) de índole industrial. Do universo total de 10 354 empresas, obteve-se uma amostra de 234 res- postas válidas (182 da região do Minho e 52 da região de Trás-os-Montes), a qual serviu de base à estimação de um modelo de equações estruturais, usando o software IBM Amos v26.0. Foram formuladas e testadas cinco hipóteses, devidamente fundamenta- das através de uma prévia revisão da literatura científica: i) as capacidades de marketing influenciam positivamente a inovação; ii) o marketing relacional influencia positivamen- te a inovação; iii) a inovação influencia positivamente a performance empresarial; iv) as capacidades de marketing influenciam positivamente a performance empresarial; v) o marketing relacional influencia positivamente a performance empresarial. Os resulta- dos confirmaram que as capacidades de marketing e o marketing relacional influenciam positivamente e de forma direta, quer a inovação, quer a performance empresarial. Por outro lado, não foi possível verificar qualquer relação entre a inovação e a performance empresarial, no contexto deste estudo. Verificou-se, desta forma, que a inovação não exerce efeito mediador na relação entre as capacidades de marketing e a performance e na relação entre o marketing relacional e a performance.

data de publicação

  • janeiro 1, 2020