O contributo dos espaços verdes para a melhoria da paisagem sonora urbana
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Ver Todos
Visão geral
resumo
As áreas urbanas são ecossistemas onde, geralmente, os processos naturais e humanos se interrelacionam de uma forma pouco harmoniosa, resultando na degradação da qualidade de vida das populações. O aumento generalizado dos níveis sonoros nas cidades, provenientes do tráfego rodoviário e de outras atividades antrópicas, é uma das muitas consequências dos desequilíbrios ecológicos urbanos.
A redução dos níveis de ruído tem vindo a ser concretizada através da aplicação de medidas preventivas e corretivas, porém esta estratégia nem sempre é bem conseguida, nem tão pouco garante uma melhor qualidade de vida aos cidadãos. Uma estratégia assente na gestão da paisagem sonora (soundscape), em que se considere os sons ambientais como um recurso, permitirá uma melhor promoção de um modelo de cidade ecologicamente mais equilibrada, mais atraente e mais humana. Esta nova abordagem representa uma mudança de paradigma oportuna, reforçando o papel estratégico dos espaços verdes no desenho urbano enquanto infraestruturas dinâmicas de atenuação dos níveis de ruído, de preservação e promoção de paisagens sonoras naturais.
Com o objetivo de avaliar este serviço ambiental dos espaços verdes, estudaram-se as paisagens sonoras de quatro áreas verdes da cidade de Bragança, quer através de medições acústicas quer subjetivamente, através da aplicação de um questionário aos utilizadores desses espaços verdes. No total foram realizados cerca de 200 inquéritos, nos quais os entrevistados eram solicitados a emitir as suas opiniões em relação à magnitude dos níveis sonoros e à agradabilidade dos sons dominantes no momento do inquérito.
Os resultados obtidos mostraram que os ruídos produzidos pelas atividades humanas degradam significativamente a qualidade acústica urbana. O ambiente sonoro dos espaços verdes também foi negativamente afetado por esses ruídos, mas a presença de sons naturais, como o movimento da água e o chilrear dos pássaros, altera para melhor as apreciações efetuadas pelos inquiridos, independentemente da intensidade dos mesmos. Neste contexto, os espaços verdes são elementos-chave da estrutura urbana, por serem capazes de promover uma paisagem sonora de melhor qualidade e de oferecer diferentes opções acústicas aos cidadãos.