Felicidade e saúde mental em contexto de ensino superior Conference Paper uri icon

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  • A literatura considera os problemas de saúde mental dos estudantes um problema de saúde grave, repercutindo-se de a nível físico e de sucesso escolar. Esta realidade coloca novos desafios às instituições de ensino superior com o desafio de promover a saúde e combater o insucesso e abandono académico. Objetivou- se medir os níveis de felicidade, ansiedade, depressão e stress em docentes, pessoal não docente e estudantes do ensino politécnico em Portugal. Como instrumento de recolha de dados foi utilizado um questionário online, dividido em três partes, sendo a primeira parte de questões sociodemográficas, a segunda parte o Oxford Happiness Inventory e a terceira parte a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress – EADS-21. Amostra composta por 732 respondentes sendo 189 (25.8%) docentes, 121 (16.5%) pessoal não docente e 422 (57.7%) estudantes. Os docentes apresentaram níveis de ansiedade, depressão e stress inferiores e um nível de felicidade superior quando comparados com os restantes dois grupos, sendo os estudantes o grupo com os níveis superiores de ansiedade, depressão e stress e uma média inferior na felicidade. As diferenças nos níveis referidos entre docentes e estudantes são todas estatisticamente significativas (p<.001) e no que diz respeito às diferenças entre docentes e pessoal não docente, estas são estatisticamente significativas nas dimensões ansiedade (p=.007), depressão (p=.009) e felicidade (p=.004). Conclui-se que os estudantes apresentam níveis de ansiedade, depressão, stress e felicidade preocupantes, evidenciado a importância do serviço de psicologia no gabinete clínico do Instituto Politécnico de Bragança.

publication date

  • January 1, 2018