Felicidade e saúde mental em contexto de ensino superior
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A literatura considera os problemas de saúde mental dos estudantes
um problema de saúde grave, repercutindo-se de a nível
físico e de sucesso escolar. Esta realidade coloca novos desafios
às instituições de ensino superior com o desafio de promover a
saúde e combater o insucesso e abandono académico. Objetivou-
se medir os níveis de felicidade, ansiedade, depressão e
stress em docentes, pessoal não docente e estudantes do ensino
politécnico em Portugal. Como instrumento de recolha de
dados foi utilizado um questionário online, dividido em três
partes, sendo a primeira parte de questões sociodemográficas,
a segunda parte o Oxford Happiness Inventory e a terceira
parte a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress – EADS-21.
Amostra composta por 732 respondentes sendo 189 (25.8%)
docentes, 121 (16.5%) pessoal não docente e 422 (57.7%) estudantes.
Os docentes apresentaram níveis de ansiedade,
depressão e stress inferiores e um nível de felicidade superior
quando comparados com os restantes dois grupos, sendo os estudantes
o grupo com os níveis superiores de ansiedade,
depressão e stress e uma média inferior na felicidade. As diferenças
nos níveis referidos entre docentes e estudantes são
todas estatisticamente significativas (p<.001) e no que diz respeito
às diferenças entre docentes e pessoal não docente, estas
são estatisticamente significativas nas dimensões ansiedade
(p=.007), depressão (p=.009) e felicidade (p=.004). Conclui-se
que os estudantes apresentam níveis de ansiedade, depressão,
stress e felicidade preocupantes, evidenciado a importância do
serviço de psicologia no gabinete clínico do Instituto Politécnico
de Bragança.