Contribuição para o Estudo de Solos Florestais Submetidos a Pastoreio: Caso da Quercus pyrenaica Willd.
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
Resumo. No Nordeste de Portugal, os bosques de Quercus pyrenaica têm sido utilizados ao longo da sua história por rebanhos de ovinos e caprinos. Neste trabalho comparam-se as características edáficas de quatro bosques pastoreados de Quercus pyrenaica Willd, distribuídos ao longo de um transepto topo-pluviométrico e sob diferentes substratos (xistos, granitos e rochas básicas).
Foram avaliados os teores em carbono orgânico, azoto total, pHH2O, fósforo e potássio assimilável, assim como o teor em argila, em 11 amostras de solo colhidas a três profundidades (0-5 cm; 5-15 cm e 15-25 cm) para cada um dos quatro carvalhais em estudo.
As diferenças encontradas entre os quatro carvalhais são discutidas tendo em conta a variação climática associada à altitude, tipo de rocha mãe, bem como o tipo de uso a que foram submetidos ao longo da sua história. A elevada plasticidade ecológica desta espécie e a sua convivência secular com o pastoreio traduzem-se na diversidade de funcionamento destes ecossistemas.