Adaptação e validação da escala Perceived movement skill competence for young children: aspetos metodológicos Conference Paper uri icon

abstract

  • A proficiência das crianças nas habilidades motoras básicas (HMB) (por ex. lançar, pontapear e saltar) está associada aos níveis de a'vidade Msica habitual (AF)(1). A perceção da competência motora também parece desempenhar um papel importante na mo'vação para a AF (2). Harter e Pike publicaram um instrumento de avaliação da competência percebida para crianças da segunda infância (4 a 8 anos de idade)(3). Contudo, embora avalie a perceção da competência Msica em termos das ações Wpicas ou genéricas das crianças, tais como apertar os cordões dos sapatos ou baloiçar num baloiço, não avalia de forma adequada a competência percebida no 'po de habilidades motoras subjacentes aos desportos e jogos Wpicos da infância e de outros períodos etários posteriores. O desenvolvimento de um instrumento de avaliação da competência motora percebida (CMP) mais específico irá permi'r uma melhor e mais aprofundado esclarecimento das relações entre a competência motora (CM), a CMP e a AF nas crianças.
  • O objetivo foi fazer a validação de um instrumento específico de avaliação da CMP já validado para a língua inglesa. A escala foi aplicada a 188 crianças, de ambos os sexos (meninas n=100) com idades entre os 4 e os 10 anos (7,35±1,38). Uma sub-amostra aleatória foi avaliada duas vezes com um intervalo de uma semana para estudar a fiabilidade do instrumento, através do coeficiente de correlação intraclasse (CCI). A consistência interna foi estimada através do alfa de Cronbach. A fiabilidade item a item variou entre 0,22 e 0,91 para as habilidades de locomoção e entre 0,75 e 0,80 para as habilidades de controlo de objetos. A consistência interna para a globalidade dos itens foi de a=0,72. Para o conjunto das habilidades de controlo de objetos foi de a=0,72 e de a =0,55 para o conjunto das habilidades de locomoção. Estes resultados preliminares apontam que o instrumento apresenta índices de precisão que suportam a sua utilização para avaliar a perceção da competência percebida motora em crianças portuguesas. Contudo, falta ainda desenvolver a sua validação facial.

publication date

  • January 1, 2015