Projeto: estudo dos efeitos de um programa de 12 semanas de iniciação à patinagem, no equilíbrio de jovens adultos Conference Paper uri icon

abstract

  • A capacidade de equilibração resulta da interação permanente e complexa de um conjunto alargado de fatores, de tal forma, que, um sujeito se encontra em equilíbrio quando a linha de ação da gravidade, cai dentro da base de sustentação. A capacidade de equilibração torna-se decisiva no desporto e na saúde. Neste sentido, o ACSM (2017), tem vindo a reforçar a importância do exercício neuromotor, onde se enfatize a prática de habilidades motoras que pela sua ação perturbem o equilíbrio, que acentuem a ação dos mecanismos de coordenação, sobretudo ao nível da musculatura de suporte postural. Assim como,, e exercícios de agilidade e treino propriocetivo, chamado algumas vezes de treino funcional, e com significativas e contrastantes solicitações sensoriais. O treino neuromotor, parece assim, resultar, em melhorias no equilíbrio, na agilidade e na força muscular, o que tem sido associado à redução do risco e o medo de quedas, em idosos, e da melhoria do desempenho funcional em jovens e adultos. Contudo, parece que não são claras as recomendações das atividades específicas, relativamente à frequência, volume e intensidade das mesmas. Simultaneamente, não foram encontrados estudos que analisem o efeito de um programa de iniciação prática com patins de eixos paralelos. São objetivos deste projeto: caracterizar o equilíbrio estático/dinâmico de jovens adultos e avaliar o efeito de um programa de iniciação à patinagem, no equilíbrio dos mesmos. Os alunos do ensino superior são avaliados no início e no final de um programa de 3 meses de iniciação à patinagem. Para além das variáveis de caracterização antropométricas, de caracterização da experiência na prática desportiva, analisaremos , outras, de natureza posturográfica e estabilométrica, recorrendo para o efeito à plataforma QFP, com uma taxa de amostragem de 5Hz (norma APE).

publication date

  • January 1, 2018