Professional satisfaction of nurses in Portugal
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A satisfação no trabalho é entendida como uma variável relacionada com a atitude, ou seja, como as pessoas se sentem relativamente ao seu trabalho. Pretende-se com esta investigação avaliar o nível de satisfação dos enfermeiros em Portugal. Os objetivos específicos são: a satisfação dos enfermeiros com as variáveis sociodemográficas, profissionais e de saúde. É um estudo não experimental, transversal, descritivo e analítico, com uma abordagem maioritariamente quantitativa. Foi utilizado um instrumento de colheita de dados composto pela denominada Escala da Satisfação no trabalho (EAST), versão portuguesa, de Job Satisfaction Survey de Spector, desenvolvida em 1985 e adaptada para a população portuguesa por Malheiro em 2009. A amostra é constituída por 227 enfermeiros selecionados usando uma metodologia denominada bola de neve ou snowball sampling, uma técnica de amostragem não probabilística. A colheita de dados foi efetuada em 2021. Amostra maioritariamente
feminina (86,30%), com idade compreendida entre 22 e 70 anos (média=39,51, dp=±10,59), casados (66,50%), com licenciatura em enfermagem (55,10%), com tempo de serviço a variar entre 0 e 45 anos (média 15,89, dp=±10,61 anos). A nível global a satisfação profissional apresenta uma média de 2,99, com um score de 39,80 (0-100). Numa análise dimensional, a dimensão pagamento apresenta uma média de 1,89
com um score de 17,71 (0-100); as promoções com uma média de 2,07 e um score de 21,39 (0-100); a supervisão com uma média de 3,71 e um score de 54,23 (0-100); os benefícios uma média de 2,14 e com um score de 22,63 (0-100); as recompensas uma média de 2,49 com um score de 29,74 (0-100); as condições operativas com uma média de 2,75 e com score de 34,93 (0-100); os colaboradores com média de 3,85 e um score
de 56,96 (0-100); a natureza do trabalho com uma média de 4,62 e um score de 72,38 (0-100) e a comunicação com média de 3,41 e um score de 48,11 (0-100). Foi encontrada relação estatística em relação ao sexo, apresentando os homens melhores níveis de satisfação; em relação ao exercer ou não funções noutro local, apresentando scores mais elevados os enfermeiros que apenas trabalham nesta organização; em relação à escolha da mesma profissão opção, apresentando melhores pontuações
de satisfação os enfermeiros que afirmam que escolheriam de novo a mesma profissão; em relação ao possuir alguma doença, apresentado melhor satisfação os saudáveis; em relação à toma de medicação esporadicamente, apresentando melhores pontuações de satisfação aqueles que não tomam medicação. Em conclusão observamos níveis muito baixos de satisfação profissional. Estas avaliações têm importância fulcral para o sucesso das organizações, identificando os determinantes potenciadores de altos níveis de compromisso organizacional e da satisfação no trabalho. Pelo que, devem ser tidos em conta ao nível da tomada de decisão.