Conceções dos docentes sobre currículo, planeamento e avaliação
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Este trabalho tem como objetivo interpretar o que os educadores de infância e professores do 1.o Ciclo do Ensino Básico (CEB), de um agrupamento de escolas, pensam sobre o que é o currículo e a forma como se devem organizar o currículo e as experiências de aprendizagem nos níveis de educação e ensino em que desenvolvem a sua ação educativa, a forma como os espaços e materiais potenciam essa aprendizagem, bem como os processos de planear, documentar e avaliar a ação das crianças. Integra-se no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, cuja entidade adjudicante é o Município de Macedo de Cavaleiros e situa-se na segunda fase de um Projeto-Piloto que tem como objetivo conscientizar os educadores e os professores sobre as suas conceções e práticas, capacitando-os para a mudança. Na fase de diagnóstico, foram desenvolvidos, entre outras técnicas e processos de recolha de dados, cinco focus group – entrevistas em grupo -, envolvendo 10 educadores de infância e 38 professores do 1.o CEB, organizados em grupos de entre dez a doze participantes, a partir de um guião pré-determinado de questões abertas. Estas entrevistas em grupo constituíram-se como momentos dialógicos, nos quais o poder das relações entre os investigadores e os participantes se aproximou, permitindo que as pessoas coletivamente se interrogassem sobre as suas experiências profissionais, favorecendo a tomada de consciência para a ação. Neste estudo, são analisados apenas três temas dos sete que emergiram: currículo e experiências de aprendizagem; espaços e materiais; planeamento, documentação e avaliação. Após a transcrição, o corpus textual foi submetido a um rigoroso processo de interpretação, criando um sistema categorial que permitiu apreender as visões do grupo sobre os temas em discussão. Da análise sobressai: (i) a extensão dos programas e a excessividade da componente letiva, que leva os alunos a permanecer demasiado tempo na escola; (ii) na gestão do tempo, emerge a ideia de rigidez de horário; (iii) a valorização da diversidade e da ludicidade; (iv) o reconhecimento de atividades práticas como uma dimensão integrante e essencial do processo de aprendizagem; (v) a necessidade de melhorar a ação educativa através da introdução de métodos mais ativos em contextos de sala; e (vi) a importância da articulação entre o planeamento, a documentação e a avaliação das aprendizagens das crianças.
Este trabalho tem como objetivo interpretar o que os educadores de infância e professores do 1.º
Ciclo do Ensino Básico (CEB), de um agrupamento de escolas, pensam sobre o que é o currículo
e a forma como se devem organizar o currículo e as experiências de aprendizagem nos níveis de
educação e ensino em que desenvolvem a sua ação educativa, a forma como os espaços e materiais
potenciam essa aprendizagem, bem como os processos de planear, documentar e avaliar a ação das
crianças. Integra-se no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da
Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, cuja entidade adjudicante é o Município
de Macedo de Cavaleiros e situa-se na segunda fase de um Projeto-Piloto que tem como objetivo
conscientizar os educadores e os professores sobre as suas conceções e práticas, capacitando-os para
a mudança. Na fase de diagnóstico, foram desenvolvidos, entre outras técnicas e processos de recolha
de dados, cinco focus group – entrevistas em grupo -, envolvendo 10 educadores de infância e 38
professores do 1.º CEB, organizados em grupos entre dez a doze participantes, a partir de um guião
pré-determinado de questões abertas. Estas entrevistas em grupo constituíram-se como momentos
dialógicos, nos quais o poder das relações entre os investigadores e os participantes se aproximou,
permitindo que as pessoas coletivamente se interrogassem sobre as suas experiências profissionais,
favorecendo a tomada de consciência para a ação. Neste estudo, são analisados apenas três temas
dos sete que emergiram: currículo e experiências de aprendizagem; espaços e materiais; planeamento,
documentação e avaliação. Após a transcrição, o corpus textual foi submetido a um rigoroso processo de
interpretação, criando um sistema categorial que permitiu apreender as visões do grupo sobre os temas
em discussão. Da análise sobressai: (i) a extensão dos programas e a excessividade da componente
letiva, que leva os alunos a permanecer demasiado tempo na escola; (ii) na gestão do tempo, emerge
a ideia de rigidez de horário; (ii) a valorização da diversidade e da ludicidade; (iii) o reconhecimento
de atividades práticas como uma dimensão integrante e essencial do processo de aprendizagem; (iv) a
necessidade de melhorar a ação educativa através da introdução de métodos mais ativos em contextos
de sala e (iv) a importância da articulação entre o planeamento, a documentação e a avaliação das
aprendizagens das crianças.
This work aims to interpret what kindergarten teachers and teachers of the 1st Cycle of Basic Education (CBE), of a group of schools, think about what the curriculum is and how to organize it, the learning experiences they develop in their educational action, the way spaces and materials enhance that learning, as well as the processes of planning, documenting and evaluating children's actions. This Project is part of the Integrated and Innovative Plan to Combat School Failure of the Intermunicipal Community of Terras de Trás-os-Montes, whose contracting entity is the Municipality of Macedo de Cavaleiros and is located in the second phase of a Pilot-Project that aims to make Kindergarten teachers and teachers aware of their conceptions and practices, enabling them to change. In the diagnostic phase, among other techniques and data collection processes, five focus groups were developed. They involved 10 kindergarten teachers and 38 teachers from the 1st CEB, organized in groups of ten to twelve participants. them from a pre-determined script of open questions. These focus groups, started from a structured interview guide and were dialogical moments, in which the power of the relations between the researchers and the participants came closer. It was allowing people to collectively ask themselves about their professional experiences, favoring awareness of the action. In this study, only three themes out of the seven that emerged are analyzed: curriculum and learning experiences; spaces and materials; planning, documentation and evaluation. After transcription, the textual corpus was subjected to a rigorous process of interpretation, creating a categorical system that allowed to apprehend the group's views on the topics under discussion. The analysis highlights: (i) the extension of the programs and the excess of the teaching component, which leads students to stay in school for too long; (ii) in time management, the idea of schedule rigidity emerges; (iii) valuing diversity and playfulness; (iv) the recognition of practical activities as an integral and essential dimension of the learning process; (v) the need to improve educational action through the introduction of more active methods in classroom contexts; and (vi) the importance of articulation between planning, documentation and assessment of children's learning.