Satisfação profissional - impacto na qualidade dos cuidados prestados Conference Paper uri icon

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  • Qualidade e melhoria contínua são pontos chaves indispensáveis e indissociáveis dos actuais modelos de gestão de serviços e dos modelos em saúde. Num contexto em que a Saúde tem custos cada vez mais crescentes,novos modelos de gestão têm sido usados de forma a manter a qualidade dos cuidados sem aumento de valores monetários. A cultura e a gestão da qualidade na prestação destes serviços tornam-se marcos referenciais da boa prática profissional e da efectividade da atenção prestada.A Qualidade surge assim,nasaúdecomo uma garantia do grau de excelência.A qualidade dos serviços desenvolvidos por uma instituição depende muito da competência técnica e da habilidade de interacção e comunicação dos seus colaboradores. A satisfação profissional dos enfermeiros,ou seja,a forma como os enfermeiros se sentem no que concerne à sua actividade laboral,surge-nos então,também ela interligada como conceito de Qualidade. Assim sendo,a Qualidade em saúde remete-nos para a sua dimensão multiprofissional onde está implícito o conceito de satisfação.

publication date

  • January 1, 2012