Efeito de mobilizações com tração animal nas propriedades físicas do solo Thesis uri icon

abstract

  • A degradação do solo se refere aos processos que afetam a complexidade das suas propriedades, prejudicando as funções por ele desempenhadas e seu potencial de uso. Os desafios impostos pelas mudanças edafoclimáticas provocam impactos diretos no maneio das propriedades agrícolas, e afectam principalmente os pequenos agricultores por forçarem mudanças nos sistemas de produção. Apesar da marginalização do uso da tração animal nos países industrializados, resultante da modernização na agriculta, os animais permanecem sendo um recurso extremamente importante. Eles são uma alternativa sustentável para a agricultura, possuem baixo impacto ambiental e são uma possibilidade eminentemente viável em pequenas propriedades. O objetivo desse estudo foi observar o efeito de mobilizações com tração animal nas propriedades físicas do solo. O experimento foi conduzido na Quinta do Poulão em 2018. Foram estudadas duas parcelas, uma se encontrava em pousio longo e a segunda com o cultivo de milho. As parcelas sofreram divisão temporal, sendo a amostragem realizada imediamente antes e depois das operações culturais. As alfaias utilizadas foram o escarificador, o arado e a combinação de ambos, separadas em dois grupos, para tração mecânica (grupo A) e para tração animal (grupo B). As variáveis de estudo foram permeabilidade, densidade aparente, capacidade máxima para água, capacidade de campo, porosidade total, macroporosidade, microporosidade e percentagem de elementos grosseiros. Os resultados demonstraram que não houve diferenças estatísticamente significativas entre os dois tipos de tração empregados na área do milho, exceto no caso da macroporosidade. Na área do pousio, a tração motorizada com o uso do arado obteve os melhores resultados em relação aos parâmetros avaliados, dado que a tração animal não teve potência para trabalhar o solo devido a impedimentos físicos. O uso do escarificador evidenciou os efeitos deletérios ocasionados pela sobreposição do tráfego com o trator, principalmente nos parâmetros relacionados com o movimento da água e compactação do solo.
  • Dupla diplomação com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Soil degradation refers to the processes that affect the complexity of its properties, damaging the functions it performs and its potential of use. The challenges posed by edaphoclimate changes have a direct impact on farm management, and affect mainly small farmers by forcing changes in production systems. Despite the marginalization of the use of animal traction in industrialized countries, resulting from the modernization of the agricultural sector, animals remain an extremely important resource. They are a sustainable alternative to agriculture, have low environmental impact and are an eminently feasible possibility in small farms. The objective of this study was to observe the effect of mobilizations with animal traction on the physical properties of the soil. The experiment was conducted at Quinta do Poulão in 2018. Two plots were studied, one in long fallow and the second in maize cultivation. The plots were divided temporally, with sampling done immediately before and after cultural operations. The tools used were the scarifier, the plow and the combination of both, separated into two groups, for mechanical traction (group A) and for animal traction (group B). The study variables were permeability, bulk density, maximum capacity for water, field capacity, total porosity, macroporosity, microporosity and percentage of coarse elements. The results showed that there were no statistically significant differences between the two types of traction used in the maize area, except in the case of macroporosity. In the fallow area, the motorized traction with the use of the plow obtained the best results in relation to the evaluated parameters, since the animal traction did not have the power to work the soil due to physical impediments. The use of the scarifier showed the deleterious effects caused by the traffic overlap with the tractor, especially in the parameters related to water movement and soil compaction.

publication date

  • January 1, 2020