O processo ensino aprendizagem e as características psico-empreendedoras dos estudantes em tempo pandémico covid-19 Conference Paper uri icon

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  • A atual pandemia forçou o mundo a uma paralisação de forma a prevenir a propagação do COVID-19, limitando o movimento de pessoas, interrompendo as suas atividades diárias e instituindo uma estratégia de teletrabalho para todos os setores, causando também um impacto devastador na educação, forçando uma mudança rápida do estilo de ensino tradicional para a aprendizagem em formato de e-learning. Simultaneamente, a crise económica que irá prolongar-se por anos, leva muitos jovens a pensar em alternativas para o futuro que não passam necessariamente pela procura de emprego mas sim pela criação de autoemprego. Objetivou-se conhecer o impacto do processo ensino aprendizagem e as características psico empreendedoras dos estudantes em tempo pandémico COVID-19, numa amostra de 185 estudantes do ensino superior dos quais a maioria são do sexo feminino (n=163;%=88.1), estuda habitualmente fora da área de residência (n=130;%=70.3), tem acesso a internet (n=182;%=98.4) e utilizou o computador para assistir às aulas em modalidade de e-learning (n=162;%=87.6). Elaborou-se um estudo exploratório, descritivo e correlacional e transversal em termos temporais. Como instrumento de recolha de dados utilizou-se um questionário online, por conveniência, composto por três partes: questões sociodemográficas; um conjunto de 20 questões sobre a experiência das aulas na modalidade de e-learning, respondidas numa escala de Likert de 6 pontos, sendo que quanto mais elevada a pontuação, melhor a experiência; e o Inventário Português de Caraterísticas Psicológicas Empreendedoras (IPCPE), com 16 itens respondidos numa escala de Likert de 6 pontos e que avalia: Pragmatismo, Conforto, Aceitação.

publication date

  • January 1, 2021