O processo ensino aprendizagem e as características psico-empreendedoras dos estudantes em tempo pandémico covid-19
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A atual pandemia forçou o mundo a uma paralisação de forma a prevenir a
propagação do COVID-19, limitando o movimento de pessoas,
interrompendo as suas atividades diárias e instituindo uma estratégia de
teletrabalho para todos os setores, causando também um impacto
devastador na educação, forçando uma mudança rápida do estilo de ensino
tradicional para a aprendizagem em formato de e-learning.
Simultaneamente, a crise económica que irá prolongar-se por anos, leva
muitos jovens a pensar em alternativas para o futuro que não passam
necessariamente pela procura de emprego mas sim pela criação de
autoemprego. Objetivou-se conhecer o impacto do processo ensino
aprendizagem e as características psico empreendedoras dos estudantes
em tempo pandémico COVID-19, numa amostra de 185 estudantes do
ensino superior dos quais a maioria são do sexo feminino (n=163;%=88.1),
estuda habitualmente fora da área de residência (n=130;%=70.3), tem
acesso a internet (n=182;%=98.4) e utilizou o computador para assistir às
aulas em modalidade de e-learning (n=162;%=87.6). Elaborou-se um
estudo exploratório, descritivo e correlacional e transversal em termos
temporais. Como instrumento de recolha de dados utilizou-se um
questionário online, por conveniência, composto por três partes: questões
sociodemográficas; um conjunto de 20 questões sobre a experiência das
aulas na modalidade de e-learning, respondidas numa escala de Likert de
6 pontos, sendo que quanto mais elevada a pontuação, melhor a
experiência; e o Inventário Português de Caraterísticas Psicológicas
Empreendedoras (IPCPE), com 16 itens respondidos numa escala de Likert
de 6 pontos e que avalia: Pragmatismo, Conforto, Aceitação.