Mercado dos fertilizantes: há novidades no setor?
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
O mercado de fertilizantes nacional sofreu uma revolução extraordinária,
sobretudo nos últimos 20 anos. Em alternativa ou complemento aos fertilizantes
convencionais, surgiu uma gama diversificadíssima de produtos, em número
superior a 2000 se forem consideradas marcas e formulações. A diversidade inclui
produtos para aplicação ao solo, por via foliar e/ou na água de rega. Muitos
incluem substâncias húmidas, extratos de algas, mecanismos que regulam a
biodisponibilidade dos nutrientes, microrganismos, etc.. Estes produtos têm uma
estratégia comercial orientada, suportada em fundamentos teóricos aceitáveis,
mas que, devido à tremenda diversidade, nada se sabe sobre a real performance
em campo de muitos deles. Estes produtos trazem associada uma imagem de
modernidade e inovação, frequentemente associada ao respeito pelo ambiente, à
qual os produtores são recetivos, embora os preços tendencialmente elevados
restrinjam a sua generalização.
Neste contexto, o CIMO tem uma linha de trabalho que consiste na avaliação da
performance agronómica de produtos inovadores e que são representativos da
diversidade que chega ao mercado. Foram realizados estudos com adubos de
libertação lenta, adubos de libertação controlada, adubos estabilizados com
inibidores da nitrificação, adubos controlados na rizosfera, estimulantes do
vingamento, biofertilizantes e uma gama diversificada de corretivos orgânicos.
Os resultados indicam que é difícil obter vantagens da utilização destes produtos
relativamente aos fertilizantes convencionais. Muitos produtos foram
desenvolvidos para condições ecológicas específicas, mas que são depois
comerciados em territórios mais alargados. O reduzido trabalho de investigação
que tem sido feito pelo sistema científico nacional nesta matéria torna este assunto
um duelo praticamente exclusivo entre comerciais e produtores, com prejuízo
potencial para os segundos.