O valor percebido da marca Banco BPI Conference Paper uri icon

abstract

  • O presente estudo tem como objetivo determinar o valor percebido da marca Banco BPI, na perspetiva do marketing. A pertinência do estudo emergiu pelo enfase dado ao valor da marca no sucesso de uma instituição, pelo que se escolheu o Banco BPI por ser considerado um dos melhores, mais sólido e mais rentável dos bancos em Portugal e ter sido marca de confiança. A gestão da marca bancária é uma das preocupações da gestão de topo dos bancos, pois é crucial asseverar a lealdade dos clientes (indicador de rendibilidade). A conceção de valor da marca é uma boa estratégia para diferenciar um produto das marcas concorrentes. As dimensões mais importantes da marca são a notoriedade, a qualidade percebida, as associações à marca e a fidelidade. Pretendeu-se testar um conjunto de hipóteses de investigação relacionadas com as várias dimensões que visam avaliar o valor percecionado da marca. Para tal aplicou- -se um inquérito por questionário aos clientes BPI, distribuindo-se 250 inquéritos no 1.º semestre de 2015. Os inquiridos manifestaram uma perceção positiva relativamente ao valor da marca e a cada uma das dimensões referidas. Mostraram-se, porém, mais positivos relativamente à notoriedade e menos na avaliação global da marca. Por último, ainda se averiguou que o valor da marca está positivamente correlacionado com todas as dimensões. Contudo, seria pertinente desenvolver um estudo para apurar o valor da marca, comparando o valor da marca nas perspetivas do cliente e financeira, recorrendo a modelos de avaliação baseados no valor económico, por comparação com um concorrente.

publication date

  • January 1, 2016