O valor percebido da marca Banco BPI
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O presente estudo tem como objetivo determinar o valor percebido da marca Banco BPI, na perspetiva do marketing. A pertinência do estudo emergiu pelo enfase dado ao valor da marca no sucesso de uma instituição, pelo que se escolheu o Banco BPI por ser considerado um dos melhores, mais sólido e mais rentável dos bancos em Portugal e ter sido marca de confiança. A gestão da marca bancária é uma das preocupações da gestão de topo dos bancos, pois é crucial asseverar a lealdade dos clientes (indicador
de rendibilidade). A conceção de valor da marca é uma boa estratégia para diferenciar
um produto das marcas concorrentes. As dimensões mais importantes da marca são a
notoriedade, a qualidade percebida, as associações à marca e a fidelidade.
Pretendeu-se testar um conjunto de hipóteses de investigação relacionadas com as várias dimensões que visam avaliar o valor percecionado da marca. Para tal aplicou-
-se um inquérito por questionário aos clientes BPI, distribuindo-se 250 inquéritos no 1.º
semestre de 2015. Os inquiridos manifestaram uma perceção positiva relativamente ao
valor da marca e a cada uma das dimensões referidas. Mostraram-se, porém, mais positivos relativamente à notoriedade e menos na avaliação global da marca. Por último,
ainda se averiguou que o valor da marca está positivamente correlacionado com todas
as dimensões. Contudo, seria pertinente desenvolver um estudo para apurar o valor
da marca, comparando o valor da marca nas perspetivas do cliente e financeira, recorrendo a modelos de avaliação baseados no valor económico, por comparação com um concorrente.