Impacto da crise da covid-19 na sustentabilidade e necessidades de financiamento das PME do nordeste transmontano do setor de alojamento, restauração e similares
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
O presente trabalho pretende verificar se a pandemia alterou as necessidades e acesso
ao financiamento das PME do setor de alojamento, restauração e similares da região das Terras de Trás-os-Montes de Portugal. O método utilizado é quantitativo e exploratório.
Enviou-se um inquérito a 316 empresas abordando as principais mudanças após o início da pandemia da COVID-19. Os resultados sugerem que, para as empresas, as principais alterações foram a queda do volume de negócios e do lucro líquido após impostos, enquanto os custos em geral se mantiveram inalterados. A maioria das empresas não recorriam a financiamentos antes da pandemia e grande parte julgou não ser necessário recorrer a novos. Daquelas que recorreram, as principais dificuldades no acesso ao financiamento se deram pelo aumento do tempo de espera, burocracia, documentação e garantias exigidas. Os resultados servem apenas como um indicativo de como as empresas foram afetadas, visto que a representatividade da amostra obtida é baixa para que se possa constatar as reais consequências. Assim, este trabalho contribuiu como uma base para um futuro estudo mais aprofundado para entender as verdadeiras motivações dos gestores ao decidir recorrer a financiamentos e as dificuldades no acesso a financiamentos num momento de crise sanitária.