Avaliação de atitudes e comportamentos alimentares em adolescentes de uma comunidade escolar
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As atitudes e comportamentos alimentares são adquiridos e desenvolvidos ao longo da nossa existência influenciando o estado nutricional e a saúde. Objetivos: Avaliar atitudes e comportamentos alimentares (CA) em adolescentes de uma comunidade escolar. Métodos: Estudo observacional, analítico e transversal. Foram avaliados 75 alunos. Foi aplicado um questionário que incluía a escala Children’s Eating Attitude Test – Maloney et al. (1998), validada para a população Portuguesa por Teixeira et al. (2012). As alterações do CA foram divididas em 3 subescalas: aspetos relativos ao cumprimento da dieta; preocupação com a comida e bulimia e controlo da ingestão alimentar. Considerou-se o valor ≥ a 20, na pontuação total, como ponto de corte para alterações severas do CA; scores ≥10 <20 indicam alterações moderadas do CA e <10 CA normais. Resultados: Os adolescentes apresentam idade média de 16,4 anos ± 1,22. A atividade física extracurricular é realizada por 58,7% dos inquiridos. A caraterização global da escala revela em todas as dimensões valores médios inferiores a 10. Constata-se que as atitudes alimentares são estatisticamente idênticas entre rapazes e raparigas (p= 0,359). Relativamente ao ano de escolaridade, observam-se diferenças estatisticamente significativas na dimensão controlo da ingestão alimentar, apresentando os alunos do 11º ano os resultados mais elevados (p= 0,007). Relativamente à prática de exercício físico concluiu-se que, as atitudes alimentares são idênticas entre os alunos que praticam exercício físico extracurricular e os alunos que não praticam (p=0,948). Conclusões: Os resultados revelam valores médios baixos tanto ao nível da escala global como das respetivas subescalas o que traduz comportamentos alimentares normais. Independente da presença ou não de alterações do comportamento alimentar, é pertinente apostar em ações educativas, visando prevenir o seu aparecimento, contribuindo para a qualidade de vida dos adolescentes.
I As atitudes e comportamentos alimentares são adquiridos e desenvolvidos ao longo da nossa existência influenciando o estado nutricional e a saúde.
Avaliar atitudes e comportamentos alimentares (CA) em adolescentes de uma comunidade escolar.
METODOLOGIA: Estudo observacional, analítico e transversal. Foram avaliados 75 alunos aplicando-se um questionário que incluía a escala Children`s Eating AttitudeTest; - Maloney et al. (1998), validada para a população Portuguesa por Teixeira et al. (2012). As alterações do CA foram divididas em 3 subescalas; aspetos relativos ao cumprimento da dieta; preocupação com a comida e bulimia e controlo da
ingestão alimentar. Considerou-se o valor > a 20, na pontuação total, como ponto
de corte para alterações severas do CA; scores >10 <20 indicam alterações moderadas do CA e <10 CA normais.
RESULTADOS: Os adolescentes apresentam idade média de 16.4 anos.
A atividade física extracurricular é realizada por 58,7% dos inquiridos. A
caracterização global da escala revela em todas as dimensões valores médios
inferiores a 10. Constata-se que as atitudes alimentares são estatisticamente
idênticas entre rapazes e raparigas (p=0, 359). Relativamente ao ano de
escolaridade, observam-se diferenças estatisticamente significativas na dimensão
controlo da ingestão alimentar, apresentando os alunos do 11.° ano os resultados
mais elevados (p=0, 007). Relativamente à prática de exercício físico concluiu-se
que as atitudes alimentares são idênticas entre os alunos que praticam exercício
físico extracurricular e os alunos que não praticam (p=0, 948).
CONCLUSÕES: Os resultados revelam valores médios baixos tanto ao nível da escala
global como das respetivas subescalas o que traduz comportamentos alimentares
normais. Independente da presença ou não de alterações do comportamento
alimentar, é pertinente apostar em ações educativas, visando prevenir o seu
aparecimento, contribuindo para a qualidade de vida dos adolescentes.