Relação entre sustentabilidade dos edifícios e marketing imobiliário - Portugal versus Brasil
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Ver Todos
Visão geral
resumo
O Marketing é uma estratégia que visa adequar produtos e serviços às
necessidades dos clientes. O mercado imobiliário sendo muito competitivo necessita cada
vez mais de estratégias para cativar os clientes e o marketing imobiliário surge como uma
dessas estratégias, posicionando as empresas no mercado através de elementos de
diferenciação dos seus empreendimentos. Um fator utilizado na atualidade como elemento
diferenciador nos edifícios é a Sustentabilidade. Os edifícios sustentáveis, projetados e
construídos com base nos pilares ambiental, social e econômico são edifícios que melhoram
a qualidade de vida do meio em que estão inseridos. O presente trabalho tem como principal
objetivo verificar qual a relação da sustentabilidade com o marketing imobiliário, no
processo de venda e compra de uma habitação. A pesquisa foi aplicada na região de Trásos-Montes, em Portugal, e na região Sul do Brasil, com foco nos edifícios habitacionais de
padrão médio, comparando assim a sustentabilidade e o marketing imobiliário nos dois
países. Para tal fim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica seguida de um inquérito, através
da aplicação de questionários a empresas ligadas ao setor do mercado imobiliário. As
respostas aos questionários permitiram obter conclusões quanto ao objetivo proposto, no
Brasil e em Portugal, deixando evidente a importância de divulgar e incentivar ainda mais
os empreendimentos sustentáveis e a utilização de ferramentas que certifiquem os edifícios