Relação entre sustentabilidade dos edifícios e marketing imobiliário - Portugal versus Brasil Conference Paper uri icon

abstract

  • O Marketing é uma estratégia que visa adequar produtos e serviços às necessidades dos clientes. O mercado imobiliário sendo muito competitivo necessita cada vez mais de estratégias para cativar os clientes e o marketing imobiliário surge como uma dessas estratégias, posicionando as empresas no mercado através de elementos de diferenciação dos seus empreendimentos. Um fator utilizado na atualidade como elemento diferenciador nos edifícios é a Sustentabilidade. Os edifícios sustentáveis, projetados e construídos com base nos pilares ambiental, social e econômico são edifícios que melhoram a qualidade de vida do meio em que estão inseridos. O presente trabalho tem como principal objetivo verificar qual a relação da sustentabilidade com o marketing imobiliário, no processo de venda e compra de uma habitação. A pesquisa foi aplicada na região de Trásos-Montes, em Portugal, e na região Sul do Brasil, com foco nos edifícios habitacionais de padrão médio, comparando assim a sustentabilidade e o marketing imobiliário nos dois países. Para tal fim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica seguida de um inquérito, através da aplicação de questionários a empresas ligadas ao setor do mercado imobiliário. As respostas aos questionários permitiram obter conclusões quanto ao objetivo proposto, no Brasil e em Portugal, deixando evidente a importância de divulgar e incentivar ainda mais os empreendimentos sustentáveis e a utilização de ferramentas que certifiquem os edifícios

publication date

  • October 2022