Educação ambiental e utilização da água pelas comunidades rurais em São Tomé e Príncipe
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A água é um bem essencial à vida. A água é um elemento transversal ao desenvolvimento sustentável e os recursos hídricos são indispensáveis para todos os seres vivos. Embora considerada até há poucas décadas como um recurso inesgotável, é atualmente considerada um recurso renovável, mas finito, cuja disponibilidade e qualidade são fortemente influenciadas, quer pelas mudanças climáticas, quer pelas práticas de uso e ocupação do solo. O acesso à água potável e ao saneamento é um direito humano essencial ao pleno gozo da vida, tal como declarado pelas Nações Unidas. Apesar de o sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ter como meta alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos, até 2030, o direito a água canalizada e potável para toda a população e a gestão sustentável de recursos hídricos em todo o mundo estão longe de ser alcançados. Em São Tomé e Príncipe a água potável e o saneamento ainda estão muito aquém do básico. Em muitas localidades, nomeadamente nas comunidades rurais, não existe água canalizada e, quando existe, esta não passa por um sistema de tratamento prévio. Trata-se, portanto, de água captada no rio ou nascente, canalizada e distribuída diretamente à população. Este trabalho tem como objetivo dar resposta ao seguinte problema: Qual o impacto das ações de educação ambiental na adesão das comunidades locais na gestão sustentável e no tratamento domiciliar da água? Para esse efeito, foi realizado um diagnóstico das perceções da população face aos problemas ambientais e de saúde pública que podem advir da contaminação dos recursos hídricos e da sua rejeição após a utilização, bem como ações de informação e educação ambiental tendo em vista a melhoria das práticas das populações locais relativas à utilização deste recurso. A investigação apresenta uma metodologia mista. Na primeira fase, foi efetuada uma recolha de dados quantitativos com base num questionário aplicado à população adulta da comunidade de Santa Cecília. A avaliação do impacte das ações de educação ambiental efetuadas foi realizada numa segunda fase, através da realização de entrevistas semiestruturadas aos líderes da respetiva comunidade. Dos dados recolhidos, foi possível concluir que as comunidades rurais de São Tomé e Príncipe, em especial a comunidade de Santa Cecília, devem ser alvo de intervenções urgentes no sector da água e saneamento. Permitiram, ainda, identificar efeitos positivos das ações de educação ambiental nas práticas quotidianas das comunidades. Contudo, outros estudos permitirão aprofundar este tema, uma vez que a situação ambiental e socioeconómica é complexa.